Voz da Póvoa
 
...

Biblioteca Municipal de Esposende reabriu no dia do Pai

Biblioteca Municipal de Esposende reabriu no dia do Pai

20 Março 2022

“Esposende tem bem presente que a cultura está na base da atratividade e da afirmação do seu território” afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, na cerimónia de inauguração das obras de requalificação da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, que decorreu na tarde de sábado, 19 de março, com expressiva presença da comunidade.

No ano em que se completam 30 anos da sua inauguração na centenária Casa do Arco, este equipamento cultural reabre portas de face renovada. Para além de obras de beneficiação do edifício, a biblioteca foi requalificada ao nível do mobiliário e da funcionalidade dos espaços, dispondo agora de mais área útil de acesso público, com mais 110 metros quadrados, passando a dispor de 96 lugares sentados com mesas para consulta e trabalhos, bem como 20 lugares de leitura informal.  

No piso do rés-do-chão, além de um amplo espaço de acolhimento e receção, há uma nova sala para consulta e leitura de revistas e jornais, a hemeroteca, com destaque para um painel digital em exclusivo para consulta da Biblioteca Digital do Cávado- AQUALIBRI. Ainda neste piso, os utilizadores têm ao dispor a sala de leitura geral, com literatura vária de língua portuguesa e literatura não traduzida. No 1.º piso, por via da abertura ao público de salas que estavam destinadas a serviço interno, foi possível instalar uma mediateca, com uma Smart TV para visionamento audiovisual e computadores de acesso à internet, uma zona de trabalhos de grupo e um espaço de jogos de tabuleiro para empréstimo ou utilização. A sala de leitura geral do 1.º andar, com várias temáticas, das ciências às artes, foi também ampliada passando a dispor de 40 lugares. O espaço infantil, também no 1.º andar, é composto por duas salas, uma destinada ao conto e à imaginação de atividades em grupo, destinados às crianças mais pequenas, e outra, de leitura infantil, que disponibiliza um fundo documental adequado à primeira infância. A visita guiada às renovadas instalações esteve a cargo da bibliotecária municipal, Luísa Leite.

O Presidente da Câmara Municipal sustentou a requalificação da biblioteca com a necessidade de tornar o espaço mais cómodo e funcional, adaptado às exigências atuais. Deu nota de que esta intervenção e as obras de adaptação do espaço contíguo à biblioteca, que irá acolher o acervo do investigador/historiador esposendense Franquelim Neiva Soares, recentemente cedido ao Município, se traduziram num investimento próximo dos 500 mil euros. 

Benjamim Pereira vincou que a política cultural do Município é consistente e estratégica, visando a atratividade e afirmação do concelho, e clarificou que esta se expressa em várias dinâmicas, nomeadamente na realização de eventos, apoio aos agentes culturais locais, de que são exemplo os coros Pequenos Cantores de Esposende e Ars Vocalis, bandas de música e ranchos folclóricos, dinamização do teatro amador e instalação de arte pública no território. O investimento cultural abrange, ainda, a requalificação e aquisição de imóveis, referiu o autarca, apontando o novo arquivo municipal, que em breve estará a funcionar no edifício do antigo posto da GNR de Esposende, o Museu do Sargaço que irá ficar instalado na antiga Escola Básica de Areia, em Apúlia, e o Museu do Junco, em Forjães. 

A visão e estratégia cultural do Município passa também pela criação de uma galeria municipal e de uma Escola das Artes, que deverá nascer na Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, adiantou Benjamim Pereira, realçando que é fundamental “estimular a criatividade humana e a cultura” no concelho.

No momento em que manifestava a sua satisfação pela reabertura ao público da biblioteca e agradecia a quem esteve envolvido no processo, o Presidente da Câmara Municipal foi “surpreendido” por “Manuel de Boaventura”, personagem interpretada pelo ator/encenador Hugo Direito Dias. Numa interação ensaiada, o escritor esposendense tomou conhecimento da aquisição por parte do Município da casa que foi a sua moradia em Palmeira de Faro e que será transformada em casa-museu, estando a ser tratado e catalogado o seu espólio, da reedição das suas obras literárias e da criação do Prémio Literário Manuel de Boaventura. Encarnando a personagem, “Manuel de Boaventura” regozijou-se com a homenagem do Município e a preservação e divulgação do seu legado literário e entregou ao Presidente da Câmara Municipal os originais dos “Novos Contos do Minho”, obra que o Município irá reeditar em breve. Sob aplausos, a cerimónia encerrou com o Presidente da Câmara Municipal a convidar a comunidade a usufruir do “fantástico espaço” da Biblioteca Municipal.

partilhar Facebook
Banner Publicitário