Voz da Póvoa
 
...

Assegurada Continuidade da Intervenção com os Alunos e as Famílias

Assegurada Continuidade da Intervenção com os Alunos e as Famílias

12 Maio 2020

Em Esposende, o Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar – Rumo ao Sucesso continua a sua intervenção, agora na modalidade de ensino à distância, em virtude da suspensão das aulas presenciais letivas e não letivas, motivada pela pandemia de Covid-19.

Os alunos dos Agrupamentos de Escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e Escola Secundária com 3.º Ciclo Henrique Medina veem, assim, garantida a continuidade do trabalho que vinha sendo desenvolvido ao longo deste ano letivo, no âmbito deste projeto, inserido no Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado (PIICIE), da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), e aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020.

Constituído por três subprojetos, o Núcleo de Intervenção com Alunos e Famílias (NIAF), com a sua equipa multidisciplinar de terapeutas da fala e psicólogas, deu continuidade à sua intervenção, junto dos alunos e famílias e passou a ter a sua ação mais alargada junto dos alunos. De acordo com as orientações da CIM Cávado, o subprojeto passou a abranger questões como o suporte social, emocional, relacional e comportamental dos alunos para com a escola, assim como o apoio e acompanhamento na realização de atividades curriculares.

Os restantes subprojetos, Clubes de Motivação e Ativação de Competências e Educação pela Arte, nos seus diferentes clubes/oficinas (karaté, Informática e Robótica, Xadrez e Jogos Matemáticos, Ciências Experimentais, Teatro, Dança, Percussão, Coro, Ensemble, Bateria e Guitarra) estão a criar e a disponibilizar, nas plataformas adotadas pelas escolas, recursos educativos tecnológicos e didáticos. Estes funcionam como uma estratégia pedagógica para a melhoria da qualidade das aprendizagens, continuando a promover as capacidades lógico matemáticas e artísticas, a literacia digital, as competências comunicacionais (literacia linguística) e científicas dos alunos envolvidos, adequadas à promoção do sucesso e à prevenção do abandono escolar.

Os conteúdos realizados estão também disponíveis na nova página do Portal ESPOSENDEeduca - Janela Para o Mundo, que agrega conteúdos educativos e sugestões para ver, ler, ouvir e fazer.

Com esta metodologia não se pretende sobrecarregar os alunos com mais tarefas, mas apenas dar continuidade ao trabalho de promoção do sucesso escolar, que vinha sendo desenvolvido, recorrendo a materiais pedagógicos com uma vertente mais lúdica, mantendo o foco nas diferentes competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. A reação das famílias continua a ser bastante positiva, colaborando com os educandos na realização das atividades do projeto e adaptando-se à nova dinâmica de ensino à distância.

Mais uma vez, o projeto prima pelo trabalho colaborativo e sempre em linha com as diretrizes vigentes em cada Unidade Orgânica, afirmando-se como um incontestável parceiro na rede educativa do Município e da promoção do sucesso escolar.

Contribuindo também para a promoção do sucesso educativo, os projetos intermunicipais Plataforma + Cidadania e No poupar está o Ganho!, destinados aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, vão realizar os seus concursos intermunicipais  de forma digital. 

Assim, o resultado do concurso Olimpíadas do Património, do projeto Plataforma + Cidadania, será divulgado no dia 29 de maio. Em vigor pelo terceiro ano letivo, esta iniciativa tem tido grande expressão no município de Esposende, com a realização de formação para professores, que utilizam a plataforma como ferramenta de ensino à distância, e, por conseguinte, um número de acessos e participação dos alunos nas atividades propostas, quer sejam de teor curricular, exploração do património local ou realização de desafios, bastante expressivo. No presente período letivo, o projeto está a disponibilizar o acesso à plataforma aos alunos da educação pré-escolar.

A 10.ª edição do Concurso Final do projeto No Poupar Está o Ganho!, projeto de educação financeira,  vai ser realizada no dia 20 de junho, através do YouTube e das redes sociais, com a transmissão da apresentação dos trabalhos. 

Por fim, o Projeto Municipal Expressões na Educação Pré-escolar (Projeto de Educação Musical e Projeto de Expressão Físico-Motora) continua a sua dinâmica, também na modalidade de ensino à distância, em regime de coadjuvação, nos estabelecimentos da educação pré-escolar dos dois agrupamentos do concelho, com grande recetividade por parte das educadoras do concelho. Os conteúdos criados pelos professores estão também disponíveis na nova página do Portal Educativo ESPOSENDEeduca - Janela para o Mundo.

O diálogo, a comunicação contínua e em proximidade com todos os agentes educativos mantêm-se como estratégias essenciais do Município, no sentido de colaborar com as escolas, encontrando respostas para as necessidades e situações emergentes e definindo novas estratégias para intervir com os alunos e as famílias à distância. A título de exemplo refira-se à ação realizada mais recentemente pelo projeto Todos Ligados à Escola, que permitiu o acesso dos alunos com carências a nível socioeconómico a um computador e/ou à internet até finalização das atividades escolares do presente ano letivo, assegurando, desta forma, a promoção de igualdade de oportunidades no acesso à educação e o acompanhamento do Plano Nacional de Ensino a Distância.

Todos estes projetos e estratégias estão em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário