Voz da Póvoa
 
...

“Arte no Caminho” para homenagear todos os peregrinos

“Arte no Caminho” para homenagear todos os peregrinos

14 Outubro 2020

O Município de Esposende assinala o Dia Nacional do Peregrino, apresentando o projeto “Arte no Caminho” que pretende criar espaços criativos com arte, no percurso do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela que atravessa o território do concelho de Esposende.
As produções artísticas, cuja temática assentará na questão das peregrinações, estarão expostas ao ar livre em locais devidamente identificados. Estas criações poderão ser pinturas, esculturas, gravuras, de diferentes tipos e tamanhos, cores e formato, sempre numa lógica de cocriação.

Para o efeito, em algumas destas criações, a comunidade será convidada a participar deixando, desta forma, a sua marca individual e sendo parte ativa da do projeto.

Na calha encontra-se, por exemplo, uma escultura em granito de “São Tiago” da autoria de Cláudio Alves, ou ainda o “Caminhante” - uma peça concebida em aço corten, da autoria do escultor Jorge Braga. Este projeto contará entre outras parcerias, com a da Via Veteris, uma associação jacobeia local que se dedica à temática dos Caminhos de Santiago e muito têm contribuído para a promoção deste itinerário de peregrinação.

Ao assinalar o Dia Nacional do Peregrino, pretende-se dignificar o papel do peregrino na construção da sociedade portuguesa e se existe uma forte tradição na realização de peregrinações cristãs direcionadas para os mais variados locais de culto, o ato de peregrinar abrange já uma amplitude que vai muito para além da condição de crente de quem o pratica, abrangendo uma dimensão social, cultural e económica que se deve também valorizar.
Certos da V. melhor atenção para com este assunto, solicitamos a divulgação do mesmo no V. Órgão de Comunicação Social.

partilhar Facebook
Banner Publicitário