Voz da Póvoa
 
...

Arcebispo de Braga Homenageado em Esposende

Arcebispo de Braga Homenageado em Esposende

19 Janeiro 2020

O Arcebispo Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, a Medalha de Honra. A mais alta distinção do município foi entregue na sexta-feira, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e que contou com a presença do clero do arciprestado esposendense, representantes das instituições do concelho, e individualidades da região.

A proposta de atribuição, aprovada por unanimidade em reunião de Câmara de 14 de Agosto de 2019, enaltecia “o desempenho exemplar, nos diversos cargos em que D. Jorge Ortiga foi investido ao longo da sua vida, modelo que serve para disseminar as boas práticas cristãs pela comunidade católica minhota e estimado entre os esposendenses”.

A distinção destaca também “o engrandecimento espiritual e evangelização da diocese de Braga e o que essa acção representa para o concelho de Esposende, mercê do acompanhamento permanente, cooperante e próximo das acções do arciprestado de Esposende, do município e da sua população, contribuindo para o engrandecimento e prestígio do concelho”.

A Medalha de Honra acabou por não ser entregue no Dia do Município, a 19 de Agosto, como habitualmente, tendo sido adiada a cerimónia por impossibilidade de D. Jorge Ortiga, o homenageado, estar presente.

Para o autarca Benjamim Pereira, “esta é uma homenagem do povo de Esposende e não do presidente da Câmara. Por isso, agradeço a presença de todos os que quiseram estar aqui connosco. O papel social da igreja um pouco por todo o mundo é feito de uma forma silenciosa, ao contrário daquilo que acontece hoje na sociedade”.

E acrescenta: “D. Jorge Ortiga está a terminar um ciclo e as homenagens devem ser feitas no tempo certo. É um homem marcante que perdurará na memória do povo e na história deste país, desta região e, em particular, deste município”.

O homenageado agradeceu, mas partilhou a distinção. “Os melhores destinatários desta condecoração, creio que não sou eu, mas todos os intérpretes que estão no terreno. Gostaria de colocar a medalha que me foi atribuída nas mãos de todos os padres e todos os leigos e cristãos deste arciprestado que vão trabalhando diariamente para levar para a frente a mensagem de Cristo, mas ao mesmo tempo a doutrina social da igreja. Podemos considerar que esta distinção se encontra em boas mãos”, esclareceu D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

partilhar Facebook
184/Entrega-da-Medalha-de-Honra-de-Esposende.jpg
184/Benjamim-Pereira-e-Jorge-Ortiga.jpg
Banner Publicitário