Voz da Póvoa
 
...

Aprovado Relatório de Gestão de 2021 do Município de Esposende

Aprovado Relatório de Gestão de 2021 do Município de Esposende

21 Abril 2022

Foi hoje aprovado, em reunião do executivo municipal, o Relatório de Gestão do Município de Esposende do ano 2021, documento que será submetido à apreciação da Assembleia Municipal, na sessão agendada para o próximo dia 28 de abril.

Apesar do contexto pandémico, que obrigou a reforçar o apoio às famílias, empresas e instituições do concelho, o Município conseguiu aumentar o investimento. A execução do Plano Plurianual de Investimentos fixou-se em 8 173 214 euros, mais 2 767 594 euros face a 2020, que em termos percentuais significa um aumento do investimento superior 50% em relação ao ano transato.

Em termos de disponibilidade financeira, no final de 2021, a Câmara Municipal dispunha de um saldo de gerência orçamental superior a 6,5 milhões de euros, que acresce ao orçamento de 2022 perfazendo um valor de 39,2 milhões de euros.

O resultado desta gestão, rigorosa, permite ao Município dispor, caso necessite, de uma capacidade de endividamento superior a 20 469 383,36. 

A execução do orçamento da receita fixou-se em 90,32%, mais 10% que no ano transato. Quanto à execução da despesa, foi de 72,54% verificando-se, contudo, uma diminuição de valor semelhante, muito por força das limitações ainda existentes da pandemia.  

“Apesar de todos os constrangimentos, conseguimos, mesmo assim, levar a cabo um relevante conjunto de intervenções, projetos e ações”, assinala o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, lembrando que “atribuímos um conjunto de apoios, nomeadamente, isenções e benefícios fiscais, distribuição de equipamentos, mantivemos as taxas mínimas de IMI acumuladas ao IMI familiar, bem como a isenção total da derrama, entre muitos outros”. O autarca refere que, a par disso, em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, o Município deu continuidade ao Plano de Investimento nas Freguesias, privilegiando a melhoria das condições das vias, a requalificação do espaço público e a intervenção em infraestruturas e edifícios. 

O Presidente da Câmara Municipal sublinha que “o Relatório de Gestão expressa claramente a gestão rigorosa e responsável que tem sido executada e que faz com que o Município seja detentor dos meios financeiros exigíveis para cumprir com os encargos assumidos, assim como garante o cumprimento dos compromissos assumidos com a população”.

“Estamos orgulhosos destes resultados e satisfaz-nos saber que, apesar da situação atípica que vivemos, em resultado da pandemia, fomos capazes de corresponder aos anseios da população, tomando decisões assertivas, mantendo serenidade na gestão e estabilidade política, aspetos que muito contribuem para o sucesso deste Município e para uma imagem extremamente positiva que temos perante os demais”, conclui Benjamim Pereira. 

partilhar Facebook
Banner Publicitário