Voz da Póvoa
 
...

Alunos de Esposende no Concurso Nacional de Leitura

Alunos de Esposende no Concurso Nacional de Leitura

13 Fevereiro 2020

Doze alunos das escolas do concelho de Esposende foram apurados para o Concurso Nacional de Leitura 2020. A Fase Municipal de Esposende decorreu no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, apurando os alunos que vão disputar a Fase Distrital, de onde sairão os finalistas para a eliminatória nacional.

O certame, que integra o Plano Nacional de Leitura 2027, visa estimular hábitos de leitura e pôr à prova competências de expressão escrita e oral da população escolar, abrangendo todos os níveis do ensino básico e secundário. A iniciativa conta com a colaboração da Rede das Bibliotecas Escolares, da Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), do Camões IP, da Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro (DSEEPE) e da RTP.
 
A Fase Municipal de Esposende foi organizada pela Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em colaboração com a Rede de Bibliotecas do Concelho de Esposende. Esta fase destinou-se aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclo de ensino do concelho, já apurados na Fase Escolar, uma vez que os do Ensino Secundário passaram diretamente à Fase Intermunicipal. Assim sendo, estiveram envolvidas todas as escolas dos Agrupamentos de Escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira e a Escola Secundária c/ 3º ciclo Henrique Medina.

O Júri, composto pela Vereadora da Educação e Cultura, Angélica Cruz, pela Coordenadora da Biblioteca Municipal, Luísa Leite – por inerência de funções –, e pelo escritor Vergílio Alberto Vieira, selecionou para o 1.º ciclo o livro “O secador de livros”, de Carla Maia de Almeida, para o 2.º ciclo a obra “Os ciganos”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, e, para o 3.º ciclo, “Os livros que devoraram o meu pai”, de Afonso Cruz.

Nesta prova, foram apurados quatro alunos por ciclo de ensino. Assim, no 1.º ciclo os alunos apurados foram Diogo Barros (EB Mar), Inês Almeida (EB Vila Chã), Inês Silva (EB Fonte Boa) e Pedro Carvalho (EB Esposende). No 2.º ciclo, foram apurados Inês Correia (EBACO), João Meira (EBACO), Mariana Carvalho (EB Apúlia) e Matilde Marques (EB Forjães). No que se refere ao 3.º ciclo, vão representar Esposende os alunos Joana Carvalho (ESHM), Leonor Cepa (ESHM), Maria Pimenta (EBACO) e Sofia Rodrigues (EBACO).

A Fase Municipal de Esposende foi animada pela Academia de Teatro “Tin.Bra”, com o espetáculo “La Fontaine pelas mãos das Irmãs Scarlatti”, que agradou a miúdos e graúdos. Seguiu-se um lanche para todos os participantes.

Este evento enquadra-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente o ODS 4 - Educação de Qualidade e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.

partilhar Facebook
211/CNL_-_Esposende_3.JPG
211/CNL_-_Esposende_1.jpg
211/CNL_-_Esposende_2.JPG
211/CNL_-_Esposende_4.jpg
Banner Publicitário