
Depois do voto popular que deu a maioria absoluta ao PS, o Teatro Municipal encheu, no dia 25 de Outubro, para acolher a cerimónia protocolar de instalação dos novos órgãos autárquicos de Vila do Conde para o quadriénio 2025-2029, marcada pela tomada de posse do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, para um segundo mandato, assim como os eleitos para a Câmara e a Assembleia Municipal.
O acto solene contou também com a presença dos presidentes de Junta e Uniões de Freguesias, autoridades civis, militares e religiosas, representantes de partidos políticos, associações, clubes e instituições, e de dezenas de vilacondenses que quiseram assistir à prática da democracia pós Abril.
O novo executivo é composto por Vítor Costa, Carla Peixoto, Pedro Areias, Susana Ribeiro e Paulo Vasques, eleitos pelo PS, Luísa Maia, Joaquim Carvalho e Sofia Castro que substitui Miguel Laranjeira que renunciou ao mandato pela coligação Aliança por Vila do Conde (PSD-CDS), e Pedro Silva, pelo CHEGA partido que elege pela primeira vez um vereador.
A cerimónia serviu também para a eleição do Presidente da Assembleia Municipal, Amândio Couteiro, e para a tomada de posse de todos os membros da Assembleia Municipal de Vila do Conde.
No seu discurso, Vítor Costa sublinhou que nas eleições de 12 de Outubro “ganharam os Vilacondenses. Venceu a democracia”. E acrescentou: “Manifesto o meu reconhecimento a todos os candidatos à Câmara Municipal, à Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia, de todas as forças políticas, bem como o contributo fundamental que deram, juntamente com outros intervenientes para que acontecesse democracia. Quero agradecer, também, às instituições, às associações, às Juntas de Freguesia, às autoridades civis e militares, aos empresários, aos trabalhadores, aos jovens e aos seniores, às famílias, às paróquias, aos dirigentes e trabalhadores municipais que aqui estão presentes. Representam e são, de facto, o coração e a alma da nossa comunidade”.
Para o Presidente da Câmara empossado, “agora é tempo de ação e de trabalho. É tempo de governar para todos os Vilacondenses. É tempo de fazer e de cumprir. É tempo de procurar a unidade por Vila do Conde e com os Vilacondenses. Vila do Conde precisa de todos. Sem qualquer distinção. Política, religiosa, social ou de qualquer outra espécie. Todos somos poucos para o muito que há fazer”.
Depois de viajar em palavras pela obra feita num serviço público e de missão reiterou que “investimos nas pessoas, nos serviços, nos espaços e na qualidade de vida”. E destacou os novos investimentos e compromissos: “A nova ponte rodoviária sobre o rio Ave, junto à ponte do Metro”. Na Educação “os próximos anos trarão uma nova geração de escolas de excelência”. E avançou com a criação de “mais 800 lugares de creche nos próximos anos, como consta da Carta Social aprovada em Assembleia Municipal por unanimidade”. Outra prioridade é a Habitação: “Iniciámos a construção dos mais de 650 fogos numa parceria exemplar com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde”.
Mas, Vítor Costa assume um novo ciclo de acção: “Vamos avançar com a criação de 450 novos fogos de habitação acessível, destinados a jovens e famílias da classe média, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde. E tudo isto com o apoio e trabalho conjunto de uma rede de parceiros estratégicos, para que ninguém fique para trás”. Entre outros investimentos anunciados conclui: “Em Vila do Conde, quem aqui quer viver e contribuir, deve poder fazê-lo com dignidade”.
Por: José Peixoto