Voz da Póvoa
 
...

Vila do Conde Oficializa Transferência de Competências na Saúde

Vila do Conde Oficializa Transferência de Competências na Saúde

Vila do Conde | 31 Janeiro 2023

 

A transferência de diversas competências do Governo para os Municípios está em curso, e Vila do Conde decidiu acolher as que estão legalmente consignadas no sector da Saúde. A cerimónia de assinatura do Auto de Transferência decorreu, na manhã do dia 30 de Janeiro, na sede da Administração Regional de Saúde do Norte, num acto conjunto onde também participaram outros municípios da região Norte.

No que respeita a Vila do Conde, o documento recebeu a assinatura do Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa; do Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e do Presidente da ARS-Norte, Carlos Nunes. A cerimónia contou também com a presença da Directora do Agrupamento de Centros de Saúde de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Judite Neves.

Consumado o acto, transitam para a autarquia, entre outras, competências nas áreas de gestão operacional dos centros de saúde do concelho de Vila do Conde, bem como no campo das infra-estruturas, e ainda na gestão do pessoal na categoria de assistente operacional. Mantém-se na Administração Central a gestão de médicos, enfermeiros e técnicos especializados, assim como equipamentos médicos.

Sendo o sector da saúde uma área da máxima importância para os cidadãos, a Câmara Municipal de Vila do Conde assume grandes e acrescidas responsabilidades, “tarefa que abraçará com o maior entusiasmo e com o objectivo de ajudar a melhorar a prestação de cuidados de saúde aos vilacondenses”, disse Vítor Costa.

Segundo o Edil vilacondense, a aposta no sector da saúde tem sido uma das preocupações do Executivo, a começar pela construção da nova USF dos Navegantes, nas Caxinas, o projecto de construção de um novo hospital integrado no Centro Hospitalar de Póvoa de Varzim/Vila do Conde, a que se junta agora a transferência, na área da Saúde, de um conjunto de competências transitadas do Governo Central.

partilhar Facebook
1942/Assinatura_transf_competencias_2.jpeg
1942/Assinatura_transferencia_competencias.jpeg
1942/Assinatura_transf_competencias_1.jpeg
Banner Publicitário