Voz da Póvoa
 
...

Vila do Conde e Ferrol Celebram 50 anos de Geminação

Vila do Conde e Ferrol Celebram 50 anos de Geminação

Vila do Conde | 21 Julho 2023

 

Vila do Conde comemora o 50º aniversário da sua geminação com a cidade de Ferrol, localizada na região norte da Galiza. O evento será celebrado no sábado, dia 22 de julho, por um conjunto de actividades que reforçam os sólidos laços construídos ao longo de cinco décadas de cooperação e intercâmbio entre as duas comunidades.

Segundo a autarquia vilacondense, “as celebrações terão início, às 10h00, com uma recepção nos Paços do Concelho, seguindo-se de uma Sessão Solene, às 11h00, no Teatro Municipal de Vila do Conde, onde o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, e o Alcalde de Ferrol, José Manuel Rey Varela, irão reunir-se para destacar a importância dessa parceria duradoura. A ocasião será também marcada pela inauguração da Rua Real Coro Toxos e Froles, localizada ao sul da Capela da Nossa Senhora do Desterro, uma homenagem simbólica aos laços culturais que unem as duas cidades”.

A geminação entre Vila do Conde e Ferrol tem desempenhado um papel fundamental no fomento de intercâmbios culturais, na partilha de conhecimento e no fortalecimento da cooperação entre as comunidades. Essa colaboração bilateral tem permitido a ambas as regiões descobrir a riqueza e diversidade das suas culturas, hábitos, valores, música e gastronomia.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, "esta oportunidade de estreitar laços e trocar ideias e experiências tem sido fundamental para o desenvolvimento de projetos que abordam questões de interesse comum". E acrescenta que”o empenho de todos os envolvidos tem contribuído significativamente para o crescimento de nossas comunidades, ao longo desses 50 anos de geminação."

As comemorações continuam durante a tarde com a abertura da Feria Nacional do Artesanato, às 15h00, este ano com um espaço nobre dedicado ao Ferrol. Segue-se a atuação do Real Coro Toxos e Froles, do Ferrol, às 17h00, e o dia culminara com a actuação do Rancho da Praça – Rendilheiras de Vila do Conde, às 21h30.

partilhar Facebook
Banner Publicitário