Voz da Póvoa
 
...

Viagem Inclusiva a Roma e ao Vaticano Realiza Sonhos

Viagem Inclusiva a Roma e ao Vaticano Realiza Sonhos

Vila do Conde | 7 Outubro 2022

 

Os utentes do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, realizaram o sonho e viajaram até Roma e visitar o Vaticano, onde acompanhados pelo Provedor Rui Maia e pela Direção do Centro, contactaram e conheceram pessoalmente o Papa Francisco.

 Os 43 utentes viveram entre os dias 27 e 30 de Setembro, memórias inesquecíveis. Foram três dias intensos de muitas emoções e novas experiências.

No Vaticano, tiveram o privilégio de participar na audiência na Praça de São Pedro, sentados a poucos metros do Santo Padre, que fez referência, publicamente, ao nome deste centro e instituição. Após a audiência, os utentes conheceram pessoalmente o Papa Francisco. Acompanhados pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Rui Maia e pelo Diretor do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha, Sérgio Pinto, tiveram o privilégio de cumprimentar individualmente o Papa, que acolheu o grupo com o seu sorriso e toque das mãos.

O grupo ficou hospedado na Casa San Juan de Ávila, e contou com o apoio de um autocarro e uma carrinha adaptada ao transporte de cadeiras de rodas, para visitar as principais atracções de Roma: Coliseu, Arco de Constantino, Fórum Romano, Praça Veneza, Fonte de Trevi, Panteão, Praça Navona, Basílica de Santa Maria Maior e Basílica de São Pedro no Vaticano, por fora e por dentro, passando também pela Basílica de São João de Latrão, a Basílica de São Paulo e o Circo Máximo.

A experiência desta viagem realizada de forma inclusiva e acessível para todos, constituiu a concretização de um sonho para os utentes, que começou a ser planeado em 2020, quando o centro completou 25 anos desde a sua inauguração.

A angariação de fundos para a viagem foi possível através da realização de diversas actividades, nomeadamente a edição e venda de agendas, a Feira Medieval em Touguinha, a participação na Feira de Artesanato e de Gastronomia de Vila do Conde, contando com o apoio de parcerias e da própria Instituição.

partilhar Facebook
1677/Roma_e_Vaticano_-_Cen_Touguinha_SCMVC.jpeg
1677/Roma_e_Vaticano_-_Ce_Touguinha_SCMVC.jpg
Banner Publicitário