Há sempre uma primeira pedra para cada obra. O mesmo aconteceu com o projecto da nova Unidade de Saúde das Caxinas, a cerimónia do seu assentamento decorreu no dia 22 de Julho, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa; do Director Executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra D’Almeida; do Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim / Vila do Conde, José Gaspar Pais, e do convidado ex-Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.
Uma prioridade há muito ansiada pelos munícipes, o edifício começa agora a erguer-se do chão para servir mais de 14 mil utentes, albergando uma Unidade de Saúde Familiar (USF) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP). A nova valência ao serviço da saúde, a sua modernidade e equipamentos deverão garantir mais segurança e conforto na prestação de cuidados de saúde.
“É nestes momentos que nos orgulhamos de ser autarcas, quando vemos um projecto prioritário a ser desenvolvido, mas sobretudo quando a comunidade que servimos, vê ser concretizado um dos seus grandes anseios”, referiu Vítor Costa.
O investimento é superior a três milhões de euros, sendo que 2,6 milhões são comparticipados pelo fundo do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência). A nova Unidade de Saúde das Caxinas será servida por 15 gabinetes de atendimento médico, 4 salas de tratamentos, 12 gabinetes de atendimento diferenciado (serviços de Nutrição, Psicologia, Medicina Dentária, Meios de Diagnóstico entre outros) e 4 espaços de atendimento administrativo.
Fotos: CMVC