Voz da Póvoa
 
...

Um Abraço com Meio Século

Um Abraço com Meio Século

Vila do Conde | 26 Julho 2023

 

Vila do Conde e Ferrol geminaram-se há 50 anos, construindo uma história de proximidade entre as duas comunidades. No dia 22 de Julho, o Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, recebeu a comitiva de Ferrol, cidade da vizinha Galiza, reafirmando que “esta casa também pertence aos nossos queridos amigos de Ferrol”. 

Por sua vez, o Alcaide de Ferrol, José Manuel Varela, expressou a sua gratidão pela forma como são sempre recebidos nestas ocasiões de celebração elogiando o edifício histórico dos Paços do Concelho.

A sessão Solene aconteceu no Teatro Municipal ao som do tema "Gente de um só coração" interpretado por Paulo Praça, seguindo-se a intervenção de Marta Miranda, que traçou em linhas gerais a memória histórica da geminação entre as duas cidades.

Revela-nos a história que, os Presidentes do Real Coro Toxos e Froles e do Rancho da Praça - Rendilheiras de Vila do Conde, foram os principais impulsionadores da geminação com cinco décadas. Uma união que fortaleceu os laços entre as duas comunidades que historicamente se cruzam na construção naval.

Um dos momentos altos das celebrações foi o Descerramento da Placa Toponímica, na inauguração da Rua Real Coro Toxos e Froles, perpetuando a união dos dois povos. O Real Coro Toxos e Froles e o Rancho da Praça - Rendilheiras de Vila do Conde brindaram os presentes com actuações dos temas “Himno de Galicia” e “As Rendilheiras”, respectivamente. Este foi mais um capítulo da história de um abraço com meio século, entre Vila do Conde e Ferrol.

Fotos CMVC

partilhar Facebook
Banner Publicitário