Voz da Póvoa
 
...

"Ser Solidária Assim, pr’além da Vida”

"Ser Solidária Assim, pr’além da Vida”

Vila do Conde | 14 Novembro 2023

 

Ser solidário assim pr’além da vida
Por dentro da distância percorrida
Fazer de cada perda uma raiz
E, improvavelmente, ser feliz

Dar sentido à vida, saber olhar o outro e dar um passo no sentido da paz. No dia 11 de Novembro, na Praça Vasco da Gama em Vila do Conde, uma acção de solidariedade com a Palestina contou com dezenas de Vilacondenses com um só objectivo, apelar à paz na Palestina. Daí um minuto de silêncio por todas as vítimas inocentes deste conflito que se arrasta no tempo da hipocrisia.

A finalizar os Vilacondenses aprovaram a moção abaixo transcrita para envio aos órgãos autárquicos no sentido de estes encaminharem para o Governo da República e para o Presidente da República.

"Moção de Solidariedade com a Palestina”

Os Vila Condenses concentrados neste acto de solidariedade com a Palestina expressam a sua voz diante da dramática situação de guerra, violência e morte na Palestina.
Apelamos à paz, ao fim imediato de todos os atos de violência, incluindo os ataques terroristas contra civis inocentes, o uso desproporcionado da força em operações militares pelas forças Israelitas e os ataques contra infraestruturas civis. Apelamos a um cessar-fogo imediato que permita o apoio imediato da ajuda humanitária vital para a sobrevivência da população palestiniana!

Pretende-se com esta iniciativa apelar ao fim do conflito israelo-palestiniano e que sejam retomadas verdadeiras conversações de paz em negociações que conduzam a um acordo final sobre o estatuto e o reconhecimento mútuo. É através do apoio inabalável a uma solução negociada de dois Estados com base nas fronteiras de 1967 - com dois Estados soberanos e democráticos e com Jerusalém como capital de ambos e dando cumprimento às resoluções das Nações Unidas - que a Paz será conseguida.

Aprovada esta moção será enviada aos órgãos autárquicos - Presidência de Câmara e Assembleia Municipal - no sentido de ser por estes transmitido ao Governo da República, em particular ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, e à Presidência da República este sentimento da população de Vila do Conde.

Não à Guerra. Sim à Paz!

partilhar Facebook
Banner Publicitário