A época de incêndios já não é o que era, hoje, todos sabemos que não há mês nenhum em que o fogo não preocupe pessoas, bombeiros e floresta. Alguns de origem natural, mas a imensa maioria por negligência ou mão criminosa.
Com o objectivo de minimizar e alertar as pessoas para os comportamentos a ter em caso de incendio rural, assim como a importância da gestão florestal sustentável, a Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com o SEPNA de Matosinhos e a Portucalea – Associação Florestal do Grande Porto, promoveu acções de sensibilização e prevenção nas sedes de Junta de Freguesias do concelho.
Durante as sessões forma abordados temas como: Execução de faixas de gestão de combustível; uso do fogo em espaço rural; comportamentos de risco a evitar; arborização e rearborização, e certificação florestal.
Recordamos que o prazo para realizar os trabalhos de gestão de combustível (limpeza florestal) na rede secundária foi prorrogado até 31 de Maio.
Como não é só aos outros que acontece, a prevenção dos incêndios deve ser uma responsabilidade partilhada. Com atitudes conscientes, protegemos as nossas florestas, as nossas casas e as nossas vidas. Evitar comportamentos de risco ajuda imenso, assim como proteger, prevenir ou alertar.
Fotos: CMVC