Voz da Póvoa
 
...

“Semana do Pescador” para Homenagear o Homem do Mar

“Semana do Pescador” para Homenagear o Homem do Mar

Vila do Conde | 28 Abril 2023

 

Chegou a hora de homenagear a maior comunidade piscatória do país. Nesse sentido a Câmara Municipal de Vila do Conde, com a colaboração de agentes ligados ao sector das pescas, quer empresarial, associativo, cultural, ensino e investigação, apresentou a I Edição da Semana do Pescador, que terá início a 26 de Maio e termina a 31, Dia Nacional do Pescador. O evento foi anunciado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, em conferência de imprensa realizada no dia 17 de Abril, no mercado das Caxinas: “O objectivo é homenagear o Pescador enquanto homem, profissional e figura incontornável da nossa comunidade, assinalando a importância do sector piscatório no nosso concelho”, mas também as “componentes de identidade histórica e comunitária, actividade económica, turismo, gastronomia e actividades de carácter cultural e lúdico que resulta da pesca”.

A ideia passa por tornar o evento num acontecimento anual também com o propósito de “demonstrar a importância da actividade das pescas na economia local e o impacto que tem no tecido social vilacondense, muito particularmente nas comunidades mais tradicionais como Caxinas, Poça da Barca e Vila Chã”. Para que o objectivo seja conseguido com sucesso, Vítor Costa conta com um conjunto de entidades que irão colaborar em parceria com o município, reconhecendo o "valioso contributo para que a Semana do Pescador tenha a projecção nacional que merece".

Responderam presente à iniciativa as seguintes entidades: Apropescas; Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde; Associação de Apoio aos Profissionais de Pesca; Associação de Armadores de Pesca do Norte; Associação dos Produtores de Pesca do Litoral Norte; Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar; Associação Vila Chã Pesca; Capitania dos Portos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim; DocaPesca; Associação Cultural Bind'ó Peixe; Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Instituto Politécnico do Porto; Mútua dos Pescadores; Junta de Freguesia de Vila Chã, e Junta de Freguesia de Vila do Conde.

Não há ainda um programa detalhado da ‘Semana do Pescador’, mas Vítor Costa avança como maior destaque do programa “a Mostra Gastronómica, a ter lugar nas Caxinas numa tenda que será instalada para o efeito”. Neste local, os visitantes encontrarão espaços de restauração, conserveiras e outras empresas do sector alimentar das pescas. Os interessados devem proceder à sua inscrição na Loja Interactiva de Turismo de Vila do Conde. Serão realizadas sessões de showcooking / demonstrações gastronómicas e espectáculos de folclore alusivos à actividade piscatória. Não vão faltar as tertúlias e exposições no Mercado das Caxinas, workshops, oficinas de saberes, animação de rua, acções nas escolas, visitas guiadas aos núcleos piscatórios, bota abaixo e uma recreação histórica da chegada de uma “Catraia” em Vila Chã, entre outras iniciativas. No Dia Nacional do Pescador, 31 de Maio, terão lugar as habituais cerimónias religiosas de enorme simbolismo para a comunidade piscatória, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes e no Memorial aos Náufragos, na marginal.

Por Cima dos Armazéns de Aprestos vai Surgir um Parque Lúdico 

Os protestos dos habitantes da marginal de Vila do Conde, junto aos Armazéns de Aprestos, deverão terminar quando virem os tapumes desaparecer. Em breve a Câmara de Vila do Conde vai lançar a concurso a obra de requalificação da parte de cima dos Armazéns de Aprestos, anunciou Vítor Costa: “Há muito que é reclamado o arranjo de toda aquela zona, pelo que a Câmara Municipal de Vila do Conde tomou a decisão de acelerar os meios que possam viabilizar a desejada intervenção”.

Até final de Maio deverá ser lançado o concurso, uma empreitada orçamentada em 3 milhões de euros, que terá uma candidatura aos fundos comunitários. A área a intervencionar é de 10 mil metros quadrados. A autarquia pretende que a obra possa arrancar ainda este ano com um prazo de execução de 18 meses. A intervenção contempla “o arranjo da marginal atlântica, a recuperação paisagística do lugar e a instalação de espaços verdes, parque infantil e uma pérgula escultória que funcione como um local de contemplação do mar, reforçando a identidade piscatória”, revelou Vítor Costa, acrescentando que “vão desaparecer os tapumes que ladeiam o espaço”.

Anunciada em Julho do ano passado, a obra de requalificação deste espaço, o projecto em fase de acabamento vai, segundo o Edil, transformar “aquela zona da marginal, e harmonizar a intervenção paisagística com as raízes piscatórias, o incremento turístico e o usufruto da população local”. E outros que o desejarem.

partilhar Facebook
Banner Publicitário