Voz da Póvoa
 
...

São João de Vila do Conde Alia a Tradição à Animação

São João de Vila do Conde Alia a Tradição à Animação

Vila do Conde | 25 Maio 2023

 

ão João dá cá um balão de inspiração e vais ver que não há festa como esta. O programa preparado pela Câmara Municipal de Vila do Conde e pela Comissão de Festas, arrancou a 2 de Junho com um grande concerto pela voz de Dulce Pontes, na Praça Vasco da Gama. O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, acompanhado pelo Prior Paulo César Dias e pelos membros da Comissão de Festas, aproveitou para desejar um bom São João a todos os vilacondenses.

No dia seguinte foi a vez de Carolina Deslandes dar um concerto para os seus fãs. As Festas de São João sem esquecer a tradição primam por um cartaz de grandes concertos, até ao dia de São João, 24 de Junho, destaque para o concerto da Banda Sinfónica Portuguesa (dia 8), Tony Carreira (dia 9), D.A.M.A. (dia 16), Matias Damásio (dia 17) e Ana Malhoa (noite de S. João).

A maior festa do concelho alia a tradição à animação. Com o envolvimento activo das freguesias que voltam a promover a Exposição dos Mastros de São João de 10 a 24 de junho, na Praça da República, e o Desfile de Mordomas e Etnográfico, no dia 10, na Praça Vasco da Gama. Também as Cascatas construídas pelos vilacondenses, darão outro brilho a par da iluminação festiva nas principais artérias da cidade. Mas, as novidades não ficam por aqui, as festividades vão merecer destaque no programa “Aqui Portugal” da RTP 1 que será ser transmitido a partir de Vila do Conde, no dia 18 de junho, e vai dar ainda a conhecer Novos Talentos no festival que terá a sua finalíssima no dia 21 de Junho.

A Grande Noite de São João com as marchas luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça, seguidas das atuações de ambos os ranchos culminam com uma grande sessão de fogo-de-artifício. Quanto à noitada será de folia até ser dia.

No feriado Municipal de 24 de junho, Dia de São João, realiza-se a Eucaristia Solene seguida da Procissão em honra do Padroeiro, e à noite acontece a tradicional ida à praia e sessão de fogo preso.

As Festas de São João, as maiores festividades do concelho, traduzem o empenho e o orgulho de todos os vilacondenses que as vivem de forma intensa e as partilham, como o mais fraterno abraço, com os milhares de forasteiros que, nesta altura, se deslocam a Vila do Conde.

A Câmara Municipal de Vila do Conde e a Comissão de Festas manifestam “o seu agradecimento a todos que tornam possível a realização das festas, com uma palavra muito especial para a Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde”.

partilhar Facebook
1916/Sao_Joao_2023.jpg
1916/Programa-Sao-Joao-2023.jpg
Banner Publicitário