Voz da Póvoa
 
...

Santo António no Centro de Memória de Vila do Conde

Santo António no Centro de Memória de Vila do Conde

Vila do Conde | 16 Julho 2022

 

Esta é uma proposta paralela à 44ª Feira Nacional de Artesanato. No dia 22 de julho, sexta-feira, pelas 18h, será inaugurada, no Centro de Memória de Vila do Conde, a exposição “Santo António, uma viagem por Portugal”, com imagens do santo popular da colecção particular de Alexandre Correia.

São cerca de 140 imagens de Santo António provenientes das mais diversas regiões de norte a sul do país, concebidas nos mais distintos materiais e linguagens estéticas. Barro, metal, tecido, borracha, azulejo, biscuit, pedra da calçada, são apenas alguns dos materiais que dão forma e cor a esta mostra de arte popular portuguesa. As peças apresentadas foram criteriosamente selecionadas por Alexandre Correia, entre as mil e duzentas que integram a sua colecção. Contam histórias de vidas e afectos entre o colecionador e artesãos, representando as particularidades e especificidades tão próprias de algumas localidades como a cerâmica das Caldas da Rainha, o figurado de Barcelos ou dos bonecos de Estremoz.

Alexandre Correia diz que a sua colecção dedicada ao Santo António nasceu com o propósito de “promover o amor e a amizade através de trabalhos feitos pelas mãos dos artesãos. Mas também, como forma de perpetuar a memória do meu avô”.

No Centro de Memória de Vila do Conde, entre 22 Julho e 18 Setembro.

partilhar Facebook
1584/Centr_de_Memoria.JPG
1584/Cent_de_Memoria.JPG
Banner Publicitário