No dia 27 de Setembro, realizou-se a XX edição do Prémio José Régio, um projecto comum ao Rotary Club de Vila do Conde e ao Rotary Club de Portalegre que, alternadamente, acontece em cada um dos concelhos.
Este ano a entrega do prémio deu-se na cidade alentejana que acolheu o escritor, poeta e professor, José Régio, durante quase toda a sua vida profissional. O Rotary de Vila do Conde assistiu à distinção das duas alunas que obtiveram os melhores resultados à disciplina de Português, enquanto finalista do ensino secundário, dos dois concelhos.
Inês Novo Ribeiro, de Vila do Conde, e Leonor Guerra Figueira, de Portalegre, foram as alunas contempladas. A entrega do Prémio teve lugar na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre que, actualmente, ocupa as instalações do anterior Liceu Nacional de Portalegre, onde o escritor patrono deste galardão e natural de Vila do Conde lecionou como professor de Francês e Português.
Após um momento de boas-vindas pelo Grupo Académico Serenatas de Portalegre, o Salão Nobre da ESE foi o cenário que acolheu a entrega dos diplomas e lembranças. Marcaram presença a vice-Presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Laura Galão, o Director da ESSE-IPP, João Emílio Alves, o Presidente do Rotary Club de Vila do Conde, Filipe Santos, o Presidente do Rotary Club de Portalegre, Adriano Bailadeira, familiares das alunas, professores e companheiros dos dois clubes.
Após a entrega do Prémio, houve oportunidade para uma visita à casa museu do poeta que guarda imensa obra de arte sacra colecionada ao longo da vida pelo autor do “Cântico Negro”. Uma jornada de grande companheirismo, de serviço à comunidade e de reconhecimento do mérito
Créditos fotos: Eduardo Relvas