Voz da Póvoa
 
...

Requalificação da Escola dos Correios foi Inaugurada

Requalificação da Escola dos Correios foi Inaugurada

Vila do Conde | 26 Abril 2021

Abriu as portas à aprendizagem das primeiras letras em 1948, os anos passaram e há sempre alguma manutenção a fazer, mas desta vez, sofreu uma profunda intervenção que permitiu que a Escola dos Correios ficasse, agora, dotada de condições adequadas à actividade lectiva. A requalificação foi no sábado inaugurada por Elisa Ferraz, Presidente da Câmara de Vila do Conde, na presença do seu executivo, mas também pelos vereadores da oposição, vários deputados Municipais, Presidentes de Junta e pelo Delegado Regional do Norte da Direcção Geral de Estabelecimentos Escolares, Sérgio Afonso, entre outras personalidades.
 
A cerimónia abriu com o projecto “Coração nas Mãos”, de Joana Martins e Daniela Castro, que ofereceram paisagens de pássaros com asas de livro. A infância presente nas histórias encenadas e encantadas.
 
Seguiu-se um percurso de memória pela velhinha Escola dos Correios, nas palavras de Elisa Ferraz, que não esqueceu de agradecer a todos os intervenientes: “Dentro da história desta escola básica, há outras tantas histórias. Não posso esquecer a Dr.ª Maria Cândida que foi a primeira mulher Corretora oficial da Bolsa Portuguesa e uma das primeiras alunas da Escola dos Correios. Este dia marcará indelevelmente a história desta Escola dos Correios. Começou por ser uma escola feminina e mais tarde também masculina, e já como vereadora da autarquia assisti a uma grande transformação no ensino em Portugal, com a instalação da escola a tempo inteiro no nosso concelho e a possibilidade de fornecer refeições aos nossos alunos. Quero aqui homenagear a Dr.ª Lurdes Alves e o Professor Carmo Reis, que na altura ainda estava na Câmara Municipal”.
 
E acrescenta: “Antes desta inauguração os nossos alunos tiveram que estar nuns contentores em condições que procurámos serem as melhores, mas que efectivamente não deixou de ser um sacrifício pedido às famílias e especialmente aos nossos alunos. Agradeço a todos a colaboração que nos deram, a compreensão que tiveram e dizer que, fazer uma obra destas exige o seu tempo que se traduziu nessas dificuldades que descrevi. Neste dia de festa estou muito grata aos professores, aos funcionários, às famílias e aos nossos alunos. Hoje, entregamos uma escola modelar, que queríamos ter em todo o concelho. Temos vários agrupamentos de escola, mas ainda há muito a fazer. Agradeço à professora Ana Alice, ao professor Pedro Soares, o envolvimento destes últimos dias, mas também a todos os funcionários que deram tudo para que este dia fosse possível, sem esquecer o arquitecto Maia Gomes autor do projecto”.

Foram várias as intervenções, com destaque para Pedro Soares que fez o seu estágio como professor na Escola dos Correios e é hoje o seu coordenador: “é um dia especial, de emoção e sobretudo ao ver esta velha escola transformada num espaço de excelência educativa, dos melhores que há no país, mesmo ao nível tecnológico”.

Para o Delegado Regional, Sérgio Afonso, “a inauguração de uma escola, ou a requalificação é um marco muito importante, em primeiro lugar porque permite distinguir a história que aqui foi construída e em segundo lugar porque permite dar um novo alento à geração actual e vindouras, para que possam olhar para a escola sempre como factor de motivação”.

Na segunda-feira os alunos regressaram à nova escola do agrupamento D. Afonso Sanches, com um sorriso nos lábios e muito para aprender, a serem felizes.
 

partilhar Facebook
Banner Publicitário