Voz da Póvoa
 
...

Quatro Centros de Retaguarda podem Acolher Idosos no Âmbito do COVID-19

Quatro Centros de Retaguarda podem Acolher Idosos no Âmbito do COVID-19

Vila do Conde | 21 Abril 2020

Uma retaguarda de 400 camas para acolhimento de idosos no âmbito do Covid-19 foi preparada pela Camara Municipal de Vila do Conde. O Pavilhão de Desportos, o Pavilhão do Parque de Jogos, o Centro Juvenil de Campanhã e a Colónia de Férias de Árvore foram equipados para receber cidadãos, “em situação de emergência, com especial incidência na população mais idosa, institucionalizada em lares ou residências de acolhimento”, informou a autarquia.

Estes centros obtiveram a validação da Autoridade de Saúde Local e serão “servidos por equipas de profissionais de saúde, da Segurança Social e da Câmara Municipal numa estratégia de intervenção em curso, coordenada pela Autarquia”.

O Gabinete de Gestão de Crise da Proteção Civil de Vila do Conde, reuniu com todos os parceiros directamente envolvidos no processo de instalação dos centros de retaguarda, tendo sido definido um plano de acção que “permitirá assegurar o bom funcionamento destes equipamentos”.

Esta acção está enquadrada no “Programa Estamos Aqui”, criado no início da Crise pela Câmara Municipal de Vila do Conde, contínua em execução, assimilando novas formas de combate, ajuda social e apoio psicológico a todos os munícipes que ao programa tem recorrido. Foi também criado um Banco Alimentar de retaguarda para dar “suporte a eventuais necessidades de reforço destes bens essenciais. Estes bens têm sido ao longo dos anos disponibilizados pela rede social concelhia. No entanto, e face ao enquadramento atual, será reforçado o apoio a esta rede, de modo a garantir resposta às solicitações extraordinárias que possam surgir”, refere o comunicado.

E acrescenta: “O Regulamento Municipal de atribuição de subsídios a pessoas ou famílias em emergência social foi reavaliado, de modo a que possam ser colmatadas questões que afectem de modo grave as estruturas familiares do nosso Concelho”.

Num tempo de calamidade pública em que é preciso, por todos os meios, dar passos seguros a Autarquia vilacondense tem “apoiado financeira e logisticamente as Juntas de Freguesia, as Instituições de Solidariedade Social e as forças de proteção e segurança, de forma a reforçar a sua ação e intervenção direta, num papel que se reconhece de capital importância”.

 

partilhar Facebook
324/Visita_da_Dra_Elisa_aos_locais_de_apoio_hospitalar-Covid_19-2.jpg
324/Visita_da_Dra_Elisa_aos_locais_de_apoio_hospitalar-Covid_19_-_1.jpg
324/Visita_da_Dra_Elisa_aos_locais_de_apoio_hospitalar-Covid_19-3.jpg
Banner Publicitário