A nova sede da Associação BIOPOLIS, instalada na requalificada Quinta do Crasto, em Vairão, foi inaugurada no dia 24 de Março, pelo Primeiro-Ministro Luís Montenegro e pelo Presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa.
A cerimónia contou também com a presença da Ministra do Ambiente e da Acção Climática, Maria da Graça Carvalho, do Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, do Reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, do Presidente da Fundação Kissama (Angola), Vladimiro Russo, do Presidente da BIOPOLIS, Nuno Ferrand de Almeida, entre outras personalidades.
O momento serviu ainda para assinar protocolos de cooperação científica com entidades nacionais e internacionais, reforçando a aposta na capacitação científica e tecnológica, e na criação de laboratórios geminados em países em desenvolvimento.
Nos próximos sete anos, a Associação passa a contar com um orçamento de 86 milhões de euros de fundos comunitários e nacionais, bem como do financiamento de empresas e instituições parceiras. O montante inclui os cerca de nove milhões de euros investidos na requalificação da antiga Quinta de Crasto, transformada, agora, em sede do centro de investigação, que resulta de uma parceria entre o CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, a Universidade de Montpellier (França) e a Porto Business School. A sua missão passa pela ligação entre ciência, sociedade e sector empresarial, promovendo soluções sustentáveis para o futuro.
fOTOS: cmv