Voz da Póvoa
 
...

Praias de Vila do Conde Renovam as Bandeiras Azuis

Praias de Vila do Conde Renovam as Bandeiras Azuis

Vila do Conde | 13 Maio 2021

Com uma gestão de saneamento eficaz e responsável a qualidade da água balnear permitiu que seis praias de Vila do Conde voltassem a contar com Bandeira Azul, na época balnear que se aproxima. Para a qualidade destas praias e das suas águas têm contribuído, entre outros, o aumento da rede de saneamento em todo o concelho e o correto encaminhamento das águas residuais de cada vez mais habitações.

Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Mindelo, Vila Chã, Árvore e Labruge são as seis praias de Vila do Conde que renovam a distinção atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa. Informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos, segurança e serviços foram alguns dos critérios avaliados para a atribuição do galardão. A eles, junta-se a indispensável qualidade da água, para a qual tem contribuído de forma determinante a gestão de saneamento feita no concelho.

Para garantir que as águas residuais que resultam da utilização doméstica ou industrial são devolvidas ao meio ambiente sem afetá-lo negativamente, a INDAQUA Vila do Conde e a Câmara Municipal de Vila do Conde têm concretizado diversos investimentos. Nomeadamente, desde o início da operação da INDAQUA Vila do Conde (2009), foram construídos 176 km de redes de saneamento à qual passaram a ter acesso mais 16.800 habitantes. Foram ainda desativados milhares de fossas particulares que levavam à contaminação de solos e águas subterrâneas.

"Garantir a qualidade da água balnear é fundamental para um concelho tão ligado ao mar quanto Vila do Conde. O correto encaminhamento das águas residuais é indispensável para que isso aconteça, mas depende também de uma atitude ambiental e socialmente responsável por parte dos cidadãos. Por um lado, estes devem garantir que as suas habitações estão ligadas à rede pública de saneamento e, por outro, devem promover uma boa utilização da mesma, não colocando detritos que possam entupir e, por consequência, danificar as condutas. A INDAQUA tem promovido diversas ações de sensibilização para reforçar a importância destes comportamentos junto dos vilacondenses", explica Alexandre Leal, Diretor Geral da INDAQUA Vila do Conde.

Nos concelhos em que a INDAQUA é responsável pela gestão e tratamento de águas residuais, foram atribuídas outras 14 Bandeiras Azuis - 13 em Matosinhos e uma na Praia Fluvial da Mâmoa, em Santa Maria da Feira. Em Portugal, a Bandeira Azul será hasteada em 372 praias, mais 12 do que no ano passado.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário