Voz da Póvoa
 
...

Portas das Celas do Mosteiro de Santa Clara Recuperadas

Portas das Celas do Mosteiro de Santa Clara Recuperadas

Vila do Conde | 20 Abril 2021

O Gabinete de Arqueologia Municipal, com o apoio dos Serviços Gerais do Município de Vila do Conde, em articulação com o promotor da futura unidade hoteleira, procedeu à recolha de duas portas no Mosteiro de Santa Clara.

Os exemplares recolhidos das portas de celas (quartos) das monjas do Mosteiro, são únicos e de madeira maciça, de carvalho e encontram-se em bom estado de conservação.

As portas foram recolhidas na zona do sótão do Mosteiro, onde terão sido recolocadas após as obras realizadas pela Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, na década de 1930.
Recordamos que as freiras do Mosteiro de Santa Clara pertenciam a uma ordem religiosa católica feminina de clausura. Por isso, uma parte do tempo destas mulheres era passado nas celas, em isolamento e oração, o que explica as características peculiares que estas portas apresentam. Nelas ainda é visível o óculo que permitia ver o interior das celas, assegurando que as mesmas estavam a cumprir a clausura com a regra. Simultaneamente, existe um postigo por onde receberiam alimentos e outros artigos, sem contactar directamente com quem estava nos corredores.

As portas agora recolhidas, “serão alvo de um processo de tratamento, que inclui a desinfestação, a limpeza e a consolidação, permitindo a sua integração no futuro Centro Interpretativo do Mosteiro de Santa Clara”, revela a autarquia.

 

partilhar Facebook
285/Porta_das_celas.jpg
285/Porta_das_celas1.jpg
285/Porta_das_celas2.jpg
Banner Publicitário