Voz da Póvoa
 
...

PAN Questiona Podas Severas e Radicais em Vila do Conde

PAN Questiona Podas Severas e Radicais em Vila do Conde

Vila do Conde | 3 Abril 2021

Em comunicado, o PAN Vila do Conde questiona a Câmara Municipal sobre as podas severas e radicais que tem levado a cabo em vários conjuntos arbóreos do concelho.

No seguimento das podas severas que têm sido encetadas por ordem da Câmara Municipal de Vila do Conde por todo o concelho, causando a perplexidade e indignação da população, o PAN Vila do Conde questionou a Câmara Municipal no sentido de conhecer as razões que levaram à execução destas rolagens radicais.

A mais recente intervenção ocorreu em pleno início de Primavera quando as árvores se esforçam por produzir as primeiras folhas e onde o corte severo de ramos induz ao seu enfraquecimento e possibilidade de doença que leva ao seu apodrecimento e morte, além de causar grave prejuízo às aves que começam agora a nidificar. O local pode ser verificado pelo Google Maps no seguinte link:

https://www.google.pt/maps/@41.3416415,-8.7491844,134m/data=!3m1!1e3

Os conjuntos arbóreos não podem ser tratados como meros elementos ornamentais do espaço público. São organismos vivos que acumulam eficazmente carbono - num período em que observámos as graves consequências das alterações climáticas provocadas pelo Homem – que produzem oxigénio, sombra e abrigo de grande biodiversidade, além de diminuírem a temperatura e contribuírem para a saúde e bem-estar das populações.

Neste sentido, não podemos assistir à destruição que não se prende por qualquer risco para a segurança de pessoas e bens, uma vez que estas e outras árvores intervencionadas se encontram de boa saúde, mas sim por mera questão de estética.
Inquirimos também sobre o destino das várias toneladas de sobrantes resultantes destas intervenções.

As fotografias sobre as podas severas da última intervenção identificada podem ser acedidas pelo WeTransfer pelo seguinte link:

https://we.tl/t-FndbiwX9Cx

partilhar Facebook
Banner Publicitário