Voz da Póvoa
 
...

Obras na Igreja de Santa Clara e Matriz Apoiadas pelo PRR

Obras na Igreja de Santa Clara e Matriz Apoiadas pelo PRR

Vila do Conde | 26 Maio 2023

 

A Igreja de Santa Clara e a Igreja Matriz de Vila do Conde vão receber apoios de 1,65 milhões e 250 mil euros, respectivamente, para as obras de reabilitação, conservação e restauro, no âmbito da reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para o Património Cultural.

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, congratula-se com a atribuição destas verbas que vão “permitir intervenções de restauro, reabilitação e valorização, que vão garantir a preservação do património para as gerações vindouras e criam as condições para uma ampla e enriquecedora fruição cultural por parte dos visitantes”.

Estes apoios só se tornaram possíveis pelo empenho do Ministério da Cultura e da Direcção Regional de Cultura do Norte (DRCN), reconhece Vítor Costa  e enaltece as “várias diligências e esforços da Câmara Municipal na protecção e valorização do nosso património”.

Recorde-se que, no dia 26 de Março, foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Município de Vila do Conde e a DRCN, na presença da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, com vista à reabilitação da Igreja do Mosteiro de Santa Clara e ao restauro e musealização do respectivo património móvel e integrado.

A Igreja de santa Clara, classificada como Monumento Nacional em 1910, é um templo do século XIV de estrutura gótica, mas também com características manuelinas, barrocas e rococó. Na Capela dos Fundadores do século XVI encontram-se os túmulos do Infante D. Afonso Sanches e sua mulher D. Teresa Martins, considerados das mais belas obras de escultura tumular em estilo manuelino.

Por sua vez, a Igreja Matriz de Vila do Conde (séc. XVI) é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade e do concelho, e um dos mais significativos em estilo manuelino no país, apresentando elementos da arquitectura gótica e renascentista.

 

partilhar Facebook
285/Igreja_Matriz_VC.jpg
2125/IMG_20230324_122650.jpg
2125/IMG_20230324_123356_1.jpg
2125/IMG_20230324_122644.jpg
Banner Publicitário