Voz da Póvoa
 
...

Naturconde Para Proteger a Paisagem

Naturconde Para Proteger a Paisagem

Vila do Conde | 21 Outubro 2019

A sala do primeiro andar do Auditório Municipal de Vila do Conde foi o palco escolhido para a apresentação pública do projecto Naturconde, a marca da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde (PPRLVC) e Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM). Naturconde, a facilidade ao serviço da linguagem.

Recordamos que a ROM foi fundada em 2 de Setembro de 1957, por iniciativa de Santos Júnior, professor catedrático da Universidade do Porto e um dos pioneiros da anilhagem científica de aves em Portugal. A Reserva Ornitológica de Mindelo é a primeira área protegida existente em Portugal e passou a fazer parte da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde a partir de 2009. Ao longo da sua história sofreu alguns atentados, mas a intervenção da autarquia liderada por Elisa Ferraz colocou equipas e técnicos no terreno e permitiu a sua recuperação. Hoje é reconhecidamente um dos troços de costa mais bem preservados de toda a Área Metropolitana do Porto.

Estamos a falar de oito quilómetros, entre a margem esquerda da foz do rio Ave e a margem direita do rio Onda, já no limite de Matosinhos. A variada paisagem constituída por habitats diversos, como cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas, merecem ser conhecidas e garantem dias bem passados em contacto com a natureza dos lugares. Saiba também que na zona da Reserva Ornitológica podem ser observadas mais de 150 espécies de aves, algumas raras e em época de migração, mas também 14 das 17 espécies de anfíbios existentes em Portugal.

Por vezes, assistir à explicação de um estudo pode ser fastidioso, mas no caso foi gratificante e enriquecedor. Cada técnico, entre eles, o Dr. Rui Brito, Dr. Fernando Vale, o engenheiro Joaquim Ponte, a arquitecta Sofia Castro, o ornitólogo David Gonçalves ou a Profª Teresa Andresen, souberam simplificar o que parecia confuso, através da projecção de mapas, gráficos e fotografias. A marca Naturconde, da PPRLVC e ROM, foi promovida através de um excelente vídeo, demonstrativo da beleza de um espaço que se pretende que seja para usufruto de todos.

A presidente do Município de Vila do Conde, Elisa Ferraz, deixou alguns recados aos críticos, acusando-os de não serem amigos da reserva: “Este é um trabalho devotado, no sentido de que a reserva seja protegida, e para isso precisamos da união de todos. Todas as intervenções foram sempre acompanhadas pela vice-presidente Lurdes Alves e por mim. Sabemos da responsabilidade da intervenção dentro de um espaço de área protegida. Mas tínhamos que agir para contrariar o estado de degradação em que a paisagem se encontrava. Foi um trabalho exaustivo, pormenorizado, técnica e cientificamente acompanhado por entidades com competência na matéria. Hoje quisemos que todos conhecessem melhor a qualidade deste trabalho. Para mim é uma satisfação enorme”.

A autarca revelou ainda a compra de um terreno e a suspensão do Plano Director Municipal (PDM) na área da reserva: “A paisagem protegida tem o seu regulamento ao nível do PDM. Como estamos também numa fase de revisão, para evitar qualquer situação que possa ser penalizante para a reserva, suspendemos o PDM em toda aquela área, de 380 hectares, por forma a que não possa acontecer qualquer intervenção ilícita. A autarquia adquiriu também, ao proprietário, um terreno onde existe um charco para melhor acompanhar e preservar a área protegida”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário