O Natal é quando a gente quer. Dentro deste princípio a Câmara Municipal de Vila do Conde apresentou no dia 13 de Novembro, numa sala do Teatro Municipal, os eventos programados para 38 dias de Natal naquela cidade.
As celebrações da quadra natalícia, com uma programação repleta de actividades, luzes, música e muita animação, arrancam, a 30 de Novembro, no Cais da Alfândega com um espetáculo artístico de drones “Natal nas Estrelas”; a chegada do Pai Natal; ligação das iluminações decorativas de Natal; Grande Parada de Natal no Largo da Alfândega, Rua Cais da Doca, Rua do Bombeiro, Avenida Júlio Graça e Jardim Júlio Graça. No Jardim Júlio Graça e junto à Igreja do Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, será inaugurado, pelas 19h00, o Mercado de Natal que estará aberto até 5 de Janeiro de 2025. Segundo Ricardo Santos, Presidente da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde e parceira na iniciativa da autarquia, “entre os dois locais e a estação do Metro irá circular, aos fins-de-semana, um comboio turístico para facilitar as deslocações ao Mercado de Natal que estará aberto diariamente”. Congratulando-se com o investimento do município, aplaudiu o executivo pela aposta em reforçar a programação. E recorda que “existe um turismo de Natal, de mercados de Natal europeu e Vila do Conde não podia ficar indiferente. A aposta que temos feito nos últimos anos é realmente muito importante, nesta alavanca que pretendemos de melhoria da qualidade do cliente que nos visita e consome em Vila do Conde. O cliente internacional traz outro tipo de experiência e capacidade financeira e, é esse tipo de cliente que queremos potenciar de forma a ajudar para que os comerciantes possam melhorar o seu desempenho”. A colorida Árvore de Natal ficará instalada na Alameda dos Descobrimentos.
O extenso programa, que no seu todo tem mais de seis dezenas de acções, foi apresentado por Paulo Vasques, Vereador da Cultura e Turismo que enumerou eventos para todas as idades destacando também a colaboração das Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesias, das associações locais, das paróquias e de outras instituições. Haverá imensa animação de rua aos fins-de-semana, oficinas para os mais novos durante as férias escolares e o cortejo de tratores, entre outros. Em Dezembro e Janeiro estão programados Concertos de Natal pelo Concelho, pelo Conservatório de Música, Teatro e Dança de Vila do Conde. A passagem de ano vai ser numa tenda aquecida na Praça da República, entre as 22h30 e as 3 horas, com um Dj a animar a festa. O fogo-de-artifício a marcar a entrada no novo ano será também na Praça da República. No dia 4 de Janeiro, às 17h00, no Teatro Municipal tem inicio o Concerto de Ano Novo pela Orquestra Filarmónica Portuguesa. No mesmo palco, mas a 11 de Janeiro, pelas 14h30, os Cantares de Janeiras encerram a programação. “O Natal de Vila do Conde será sempre uma memória por guardar a nossa alegria”.
O presidente da Câmara, Vítor Costa, defende que a programação “é um investimento com convicção e com estratégia. Não se trata de uma despesa, mas de um investimento com um grande retorno económico para a nossa cidade, para além da imagem que queremos dar de Vila do Conde. Não é por acaso que as últimas duas edições tiveram um grande sucesso”. E vai mais longe, “o nosso turismo não pode ser apenas balnear, mas anual, e a programação de Natal bem como as festas de Verão, o São João e o Senhor dos Navegantes, são parte essencial desta estratégia política completamente assumida pela Câmara Municipal como sua e sem hesitações”.
Quanto à aposta nas iluminações de Natal que este ano cobrem mais duas ruas, terá um custo de 190 mil euros que se junta ao valor total da programação, que segundo o Edil não ultrapassa 0,4% do orçamento municipal, “gostaria que fosse mais do que isso. Havemos um dia de conseguir fazê-lo, porque de facto o retorno económico é muitíssimo superior”, reconhecendo, no entanto que não é fácil quantifica-lo, mas acredita que o retorno será “no mínimo 10 a 15 vezes superior ao investimento”.
Por: José Peixoto