Voz da Póvoa
 
...

Nas XIV Jornadas Sociais Intermunicipais Debateu-se a Saúde Mental

Nas XIV Jornadas Sociais Intermunicipais Debateu-se a Saúde Mental

Vila do Conde | 14 Maio 2024

 

O Auditório Municipal de Vila do Conde acolheu, no dia 8 de Maio, as XIV Jornadas Sociais Intermunicipais, uma iniciativa promovida pelas Redes Sociais dos Concelhos da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, este ano com o tema “Mais amor, mais saúde (mental)".

A sessão de abertura contou com a presença da Vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Andrea Silva; do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, que presidiu à sessão de boas-vindas, e do Director da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Gaspar Pais.

Na sessão de boas vindas, Vítor Costa destacou a importância destas jornadas, um projecto em rede desenvolvido pelos dois municípios, “um verdadeiro exemplo de cooperação e trabalho em prol da comunidade”.

Da forma acelerada como o mundo muda “o nosso bem-estar é essencial”, e por isso, “devemos dedicar a nossa atenção e recursos para promover esta saúde mental em todas as esferas da nossa sociedade”. Para Andrea Silva, “o amor é um poderoso catalisador para a saúde mental: o amor-próprio, pelos outros, pela vida e pelo mundo que nos rodeia. Devemos continuar a unir esforços e recursos para garantir que todos os membros das nossas comunidades tenham acesso a serviços de saúde mental de qualidade, apoio emocional e oportunidades de desenvolvimento pessoal”.

O evento abriu com a conferência inaugural “Saúde mental: o poder do amor”, por Maria João Padrão. Seguiram-se os “Desafios à saúde mental ao longo do ciclo vital” tema trazido a debate por Hugo Rodrigues, Francisco Machado, João Feliz e Constança Paúl, com moderação de David Moreira.

Durante a tarde, Gisela Leiras moderou o painel sobre “O papel da prevenção e da promoção da saúde mental”, com as intervenções de Sofia Ramalho, Paula Portugal e Inês Rothes que partilhou o trabalho desenvolvido no programa Plena Mente, integrado no Plano de Acção Comunidades Desfavorecidas Vila do Conde. 

Houve ainda tempo para António Raminhos representar “Rir é o melhor remédio”, mas entre as gargalhadas da plateia, o humorista lembrou as preocupações e a atenção que deve ser dada às questões de saúde mental.

As jornadas foram encerradas pelas vereadoras da Câmara Municipal de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, Carla Peixoto e Andrea Silva, respectivamente.

Fotos: VC

partilhar Facebook
Banner Publicitário