Voz da Póvoa
 
...

Muita Música e Tradição nas Festas de São João

Muita Música e Tradição nas Festas de São João

Vila do Conde | 13 Junho 2022

 

Dois anos depois a festa voltou em grande. O São João de Vila do Conde, com uma programação pensada tem arrastado muita gente. Mesmo das cidades vizinhas.
O cenário da Nau Quinhentista não podia casar melhor. Na noite de quinta-feira, com o trovador António Zambujo, a viajar pelas canções que marcaram a sua carreira. O músico não esqueceu de dedicar uma das suas canções ao Rio Ave pela subida à Liga principal do futebol português: "Eu quero ser para ti o camisola dez/Ter o Rio Ave todo nos meus pés".

No dia de Camões e das comunidades foi a vez de David Carreira encher o Parque Urbano João Paulo II nas Caxinas. O jovem cantor revisitou os seus 10 anos de carreira e lembrou aos milhares de presentes a sua infância passada em Vila do Conde, recordando o mar gelado.
A tradição escolheu o sábado. Durante a manhã, realizou-se a primeira de duas visitas guiadas subordinadas ao tema "Conhecer as Tradições do São João de Vila do Conde". Quem desejou participar teve a possibilidade de ser levados aos lugares mais emblemáticos com referência ao Padroeiro da cidade., assim como as tradições que dão razão às celebrações de São João.

Com habitualmente, foi inaugurada a exposição dos Mastros de São João, na Praça da República. O momento foi seguido por um concerto da Banda Musical de Freamunde e Associação Musical da Póvoa de Varzim. À noite, decorreu o tão esperado Desfile Etnográfico de Mordomas, na Praça Vasco da Gama.

Do popular ao clássico. No domingo o encerramento de quatro dias de sonoridades diversas aconteceu com um concerto pelo Conservatório de Música de Vila do Conde, que apresentou a Suite - Festa Portuguesa, para guitarra e orquestra, de José Duarte Costa, na sua versão para guitarra e piano, pelo guitarrista Aires Pinheiro e pelo pianista Nuno Oliveira. 
 
Consulte o programa das festas em:
 https://www.cm-viladoconde.pt/p/programa_sao_joao  

partilhar Facebook
Banner Publicitário