Voz da Póvoa
 
...

Mostra de Edições Independentes ou a Arte dos Sentidos

Mostra de Edições Independentes ou a Arte dos Sentidos

Vila do Conde | 28 Setembro 2022

 

Entre 29 de Setembro e 2 de Outubro, acontece em Vila do Conde a 4ª edição da aMOSTr – Mostra de Edições Independentes. O evento ocupa vários espaços da cidade, pela mão da Cabe Cave Associação Cultural em parceria com a Câmara Municipal, e com o apoio da Junta de Freguesia de Vila do Conde.

Agora fique com a promoção de quem trabalhou no acontecer:

A Edição Independente mostra toda a sua vitalidade, promovendo o livro e o disco, a música e a palavra. O cinema e a poesia. Finalmente, a edição ao serviço da arte e da cultura!

A música de Peixe, a voz de Capicua, a poesia de Regina Guimarães, os trabalhos plásticos de Alberto Péssimo e o cinema de Henrique Manuel Pereira são algumas das propostas da 4a edição da aMOSTr – Mostra de Edições Independentes.

QUATRO DIAS :: SEIS ESPAÇOS :: INCONTÁVEIS PROPOSTAS

Juntar Literatura e Músicaé a aposta deste ano, com leituras performativas, da  Colecção elemeNtário com música ao vivo: “Manganês”, de Beatriz de Almeida Rodrigues, entra em palco com leitura de António Durães e música de Peixe, e “Fósforo”, de Ana Pessoa, apresenta-se com leitura de Capicua e música de Susie Filipe. A aMOSTr termina assim o Dia Mundial da Música, que começa a celebração para o público mais novo, logo pela manhã desse mesmo dia, com um espectáculo de O Som do Algodão, onde música e poesia se encontram.

Pela primeira vez, a par da habitual Feira do Livro, a cargo das livrarias Snob e Flâneur, haverá também uma Feira do Disco, coordenada por Esgar Acelerado, um dos editores da Chaputa! Records, onde decorrem curtos showcases musicais. Entre eles o de Catarina dos Santos que nos traz o seu livro (que é também um disco) — "Untamed, The Mad Nomad Texts". Já Noiserv apresenta o seu livro “Três-Vezes-Dez-Elevado-a-Oito-Metros-por-Segundo” e Nu No traz a sua performance "Invenção Única — Descolagem Sonora".

O programa está repleto de inúmeras apresentações e lançamentos, com a presença dos autores e editores. Destacamos a de Regina Guimarães com dois novos livros e a de Inês Lourenço, com duas antologias da sua poesia lançadas recentemente. Rui Baião traz-nos o seu "Motim" editado pela Barco Bêbado, e Sandro William Junqueira visita-nos com "Um Tiro no Escuro", editado pela Relógio d’Água. Um dos últimos trabalhos de Ana Luísa Amaral, em conjunto com a sua tradutora para inglês Margaret Jull Costa, a antologia breve "50 / 50", da editora Avesso, marca também presença no evento.

Outra das novidades de 2022 é o Cinema. Primeiro com a Cinem’aMOSTr — uma mostra de cerca de 30 curtas-metragens, vindas de mais de 20 países, criadas a partir de poesia, resultante da selecção de mais de mil filmes, que chegaram de todos os pontos do mundo através de uma chamada aberta. Depois, numa parceria com o Cineclube de Vila do Conde, o espaço recebe, também, o documentário de Henrique Manuel Pereira — “Nome de Guerra, a Viagem de Junqueiro”, que conta com a presença do realizador.

Os trabalhos plásticos de Alberto Péssimo ocupam o Teatro Municipal de Vila do Conde e, a cargo do artista está também uma oficina de livros pop-up. Uma mostra de fanzines, resultado de uma colaboração da  Flanzine com o fanzine Ultra Violenta, marca presença neste espaço, nos quatro dias da mostra.

A infância e a juventude têm várias propostas à disposição. Além do já citado espectáculo do dia 1 de Outubro, os poetas Regina Guimarães e Zetho Cunha Gonçalves e a autora e jornalista Isabel Meira terão sessões agendadas em escolas, e o projeto Chapa Azul, de Walter Almeida, desafia os mais jovens a uma Oficina de Impressão. Na Biblioteca Municipal, a conversa anda à volta da Literatura Infantil — O que é? Para que serve? — com Ana Pessoa, Isabel Minhós Martins, Marta Madureira e João Pedro Mésseder, a moderação é de Vladimiro Nunes.

Estamos à tua espera para celebrar as edições independentes... e muito mais!

aMOSTr, não se vê, mas existe.

partilhar Facebook
Banner Publicitário