Voz da Póvoa
 
...

Montra de Arte Em Vila do Conde

Montra de Arte Em Vila do Conde

Vila do Conde | 10 Novembro 2022

 

EXPOSIÇÕES E PERFORMANCES NAS MONTRAS DE VILA DO CONDE

A ideia não é nova, mas depois de duas edições bem conseguidas está a maturar o caminho e a preparar-se para um longo caminhar. Promover os artistas e o comércio tradicional com arte, numa dinâmica de circulação pedonal na cidade e nos seus espaços comerciais.

A proposta da 3.ª edição da montra – mostra de arte contemporânea em montras do comércio tradicional de Vila do Conde, a decorrer até 20 de novembro, que traz à cidade um programa de artes plásticas, performances, vídeo, música, ateliers e conversas apresenta uma multidisciplinaridade de conteúdos privilegiados pela montra – mostra de arte contemporânea em montras do comércio tradicional de Vila do Conde.

A mostra, garante a inclusão de artistas relevantes, abrangendo diferentes áreas e linguagens, desde as artes plásticas, à performance, vídeo, música, integrando ainda ateliers e conversas.

Informar é importante e ler também:

Este ano, traz à cidade uma colecção internacional de mail art ou arte correio; o interlúdio transdisciplinar de Tales Frey; o trabalho plástico de FIL e PAM; as ilustrações de Mário Magalhães da Silva; um ensaio exposto de Marco Castiço; e o trabalho de vídeo-arte de Vanessa Fernandes e Ivo Reis.

A montra inaugurou a 4 de novembro, com uma sala esgotada para o concerto-performance das CrUdE, projeto de som e de palavra de Ana Clément, Dulce Moreira e Mariana Santos. Nota alta também para a conversa que reuniu na mesa de um dos cafés mais antigos da cidade todos os artistas participantes, com moderação de Alexandre Sá, à volta da arte e da construção da nossa memória coletiva.

No fim-de-semana de 12 de novembro, destaca-se a instalação performativa de Yasmine e Rebecca Moradalizadeh e a performance audiovisual de Cesário Alves e Mariana Sardon, que decorrem no sábado, às 15:00 e 19:30, respetivamente.

A montra termina com música e festa a 20 de novembro, com improvisação aberta e jam session orientada por Pedro Zappa, durante a tarde, no Mercado Municipal de Vila do Conde, e o set musical de DJ Zuki, a partir das 23 horas, na Praça da República.

Com a direção artística da fotógrafa vilacondense Margarida Ribeiro e direção de produção de Dores Carvalho, a montra é promovida pela recém-criada associação cultural Noites Claras, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Vila do Conde e o apoio logístico da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, no seguimento da edição de 2021 e depois de uma experiência-piloto em 2010.

partilhar Facebook
Banner Publicitário