Voz da Póvoa
 
...

Ministro Visitou Obras de Recuperação e Requalificação Ambiental

Ministro Visitou Obras de Recuperação e Requalificação Ambiental

Vila do Conde | 24 Maio 2022

O Ministro do Ambiente e da Acção Climática, Duarte Cordeiro, deslocou-se, na sexta-feira, a Vila do Conde, para uma visita à intervenção de recuperação e requalificação ambiental a decorrer na Marginal Marítima, tendo também visitado a zona ribeirinha na Praça da República, intervenção a efectuar brevemente, tal como a empreitada de reabilitação da marginal da praia de Árvore.

Antes, Duarte Cordeiro foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. A cerimónia protocolar contou ainda com o Vice-Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente APA, Pimenta Machado, a Vice-Presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento da Região Norte, Célia Ramos, a Administradora da POSEUR, Manuela Matos, o Presidente da Docapesca, Sérgio Faias, e a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Luísa Beirão. Estiveram também presentes o Eurodeputado Manuel Pizarro, deputados da Assembleia da República, presidentes de Juntas e Forças de Segurança, entre outras entidades.

Vítor Costa deu as boas vindas ao ministro e lembrou que Vila do Conde é “um concelho há décadas comprometido com a sustentabilidade e com o desenvolvimento sustentado”. A prová-lo “fomos pioneiros a criar paisagens protegidas e recordo a reserva Ornitológica do Mindelo”. E sublinha que o concelho está no caminho da sustentabilidade, mas para lhe dar continuidade, precisa do apoio do Governo. O edil destacou a importância da defesa da orla costeira e todo o investimento que está a ser ou vai ser feito na requalificação da marginal de Vila do Conde e de Árvore.

Por seu lado, Pimenta Machado anunciou para breve a empreitada de reabilitação da marginal da praia de Árvore “A obra deverá arrancar até ao final deste mês”. O prazo de execução da intervenção é de 300 dias. No seguimento, adiantou também que, em Árvore “serão intervencionados 160 metros da marginal, bem como será construído um novo muro preparado para conter o avanço das águas do mar, num investimento de 1,7 milhões de euros”.

O vice-presidente da APA e o Presidente da Câmara assinaram um protocolo de intervenção para proteger o sistema dunar entre Mindelo e a Ribeira de Silvares, homologado pelo ministro do Ambiente e Ação Climática.

Pimenta Machado destacou a urgência da intervenção de sustentação e consolidação da marginal de Vila do Conde, numa extensão de 500 metros, que “ameaçava colapsar” e que deverá estar terminada até ao final do ano. Revelou ainda que será reabilitado o muro da marginal do rio Ave que também ameaça ruir, uma outra intervenção é o troço pedonal entre Mindelo e Árvore, “Todo aquele corredor dunar cresceu e isto é uma boa notícia. Tendo mesmo engolido parte do passadiço, muito percorrido por peregrinos que vão para Santiago pelo caminho da costa. Haverá uma consolidação da duna e um recuo do passadiço, adaptando à nova realidade. Tudo somado são mais de 2,8 milhões de euros”, acrescentou.

A encerrar a sessão, o Ministro do Ambiente recordou que “o litoral é das áreas mais ameaçadas do nosso território, nos últimos 50 anos perdemos 13 quilómetros quadrados de costa. Temos 250 quilómetros de costa sujeitos a erosão. Com as alterações climáticas, esta é uma situação que tende a agravar-se”.
 
Duarte Cordeiro reforçou a importância de “o Ministério do Ambiente, as autarquias e todas as entidades competentes manterem-se alinhadas com vista a atingir-mos as metas ambientais e a aumentar a resiliência das zonas costeiras. Temos que começar a proteger o nosso litoral e convém lembrar que estamos a falar sempre de adaptação às alterações climáticas”. O governante alertou que “as zonas costeiras são particularmente susceptíveis aos efeitos das alterações climáticas dada a sua extensão e vulnerabilidade. Portugal é em toda a Europa um dos países que mais sente e mais vai sentir os efeitos da ocorrência dos fenómenos climatéricos extremos e da subida das águas do mar”, acrescentando que os decisores terão que fazer escolhas de adaptação mais ajustadas, “todo o litoral vai obrigar a uma actuação permanente, vigilante e persistente, de recarga de praias, de reposição de sistemas dunares, de manutenção e defesa costeira, desassoreamento de sistemas lagunares e das barras”.

Pela necessidade de investimentos no litoral com recurso a fundos europeus, “estão previstos 143 milhões de euros, dos quais já foram aprovados 118 milhões e executados 77 milhões de euros”, concluiu Duarte Cordeiro.

partilhar Facebook
Banner Publicitário