Voz da Póvoa
 
...

Mercado das Caxinas Recebe Exposição de Fotografia

Mercado das Caxinas Recebe Exposição de Fotografia

Vila do Conde | 23 Fevereiro 2023

 

O fotojornalista Eduardo Martins inaugura no Sábado, pelas 11h00, no Mercado Municipal das Caxinas, a exposição de fotografia "Nelayan: Vontade em Trânsito", que retrata a vida de cerca de meio milhar de pescadores indonésios que integram a comunidade piscatória daquele lugar.

Nesta exposição, o autor apresenta um olhar contemporâneo sobre a paisagem humana das Caxinas, em Vila do Conde, onde está instalada a comunidade piscatória com maior expressão em Portugal. Visa, assim, contribuir para uma actualização dos documentos visuais do lugar e dos novos “actores”, os pescadores indonésios, que o habitam, enquadrando-os naquilo que é um fenómeno transnacional.

Segundo Eduardo Martins, a exposição conta com fotografias dos pescadores indonésios no seu ambiente de trabalho, mas também das suas vivências em momentos de lazer: "Vai ser uma exposição centrada em retratos. O retrato é por excelência uma fotografia mais pessoal e a ideia é fazer com que as pessoas os conheçam enquanto cidadãos daquela comunidade."

Esta exposição encontra-se também patente ao público no Porto, no Mira Forum, instalando-se a partir de sábado no Mercado das Caxinas, em Vila do Conde, com o apoio da Câmara Municipal. Pode ser visitada até 25 de Março, de segunda a sábado, das 7h00 às 19h00.

partilhar Facebook
Banner Publicitário