O reconhecimento internacional do festival Curtas de Vila do Conde chama cada vez mais e melhores realizadores a participar. Na sua 32ª edição para o Grande Prémio da Competição Internacional, no valor de dois mil euros, o júri elegeu o filme "That's how I love you", de Mário Macedo. Uma colaboração entre Portugal e a Croácia.
"Para um filme que se constrói a partir de uma aproximação subtil e inteligente a uma criança e ao seu ambiente, construindo tensão num mundo onde a ternura e a crueldade podem coexistir, permitindo-nos tempo para perceber o crescimento e como o amor emana. É um filme lúdico que nos trouxe alegria e que permanecerá connosco e com o público com quem partilhámos a sessão", podia ler-se na justificação dada pelo júri para o prémio atribuído ao realizador português.
O filme de 18 minutos "That's how I love you" (no original, "Tako te volim") também candidato do Curtas aos European Film Awards, foi filmado na Croácia e conta a história de um rapaz que ao passar férias em casa dos avós aprende uma cruel lição de misericórdia. O elenco é todo croata.
O prémio de Melhor Curta de Animação foi entregue ao filme "Les animaux vont mieux" de Nathan Ghali (França); "Very Gentle Work" de Nate Lavey (EUA) venceu o prémio de Melhor Documentário, e "Panadrilo" de Marcela Heilbron (Panamá) o de Melhor Ficção. Na Competição de Curtas Nacionais, o prémio principal foi para "Rinha" realizado por Rita M. Pestana.
Foto: Curtas