
Este Sábado há uma nova paragem obrigatória no roteiro artístico da Área Metropolitana do Porto. A Galeria Julio, em Vila do Conde, inaugura no dia 15 de Novembro, às 17h00, a exposição “Julio e o Modernismo em Portugal”, uma mostra inédita que reúne cerca de 150 obras dos principais artistas modernistas portugueses. A inauguração será assinalada por um concerto de Mário Laginha. A entrada é livre, mas sujeita à lotação do espaço.
A exposição apresenta cerca de 150 obras de artistas do Modernismo em Portugal, oriundas do espólio de dez instituições nacionais e de colecções particulares. Há inéditos para ver, obras raramente expostas ao público, um óleo pintado por Julio que pertenceu ao realizador Manoel de Oliveira, documentos históricos ligados ao movimento modernista e correspondência trocada entre Julio e o seu irmão, José Régio.
De entre os artistas representados, destaque para Amadeo de Souza-Cardoso, Almada Negreiros, Aurélia de Sousa, Maria Helena Vieira da Silva, Sarah Afonso, Mário Eloy, Eduardo Viana, Dominguez Alvarez, Santa-Rita Pintor, Nadir Afonso, Cruzeiro Seixas e Mário Cesariny, entre outros.
Foto: C. Memória