Voz da Póvoa
 
...

Mar Rompe Cordão Dunar na Reserva Ornitológica de Mindelo

Mar Rompe Cordão Dunar na Reserva Ornitológica de Mindelo

Vila do Conde | 25 Fevereiro 2023

 

Em comunicado a Comunicado o Núcleo do FAPAS "Salvar a ROM", alerta para a rotura do cordão dunar sito na Reserva Ornitológica de Mindelo - Vila do Conde.

Desde o dia 1 de janeiro de 2023, o cordão dunar rompeu numa extensão significativa frente à Reserva Ornitológica de Mindelo (ver figura 1). Esse facto proporciona a entrada da água do mar numa área considerável da ROM, provocando a salinização de uma boa parte dos seus terrenos. A salinização tende a estender-se para as propriedades próximas, impedindo assim a possibilidade de qualquer cultivo e matando grande parte da flora autóctone. Esse efeito leva a que a biodiversidade existente seja fortemente afetada, podendo mesmo ser extinta.

As autoridades competentes foram alertadas dessa ocorrência em devido tempo. Todavia, dois meses volvidos, continua sem intervenção e, os sulcos que a água abriu, vão aumentando com as chuvas, o vento e a entrada regular do oceano. Se nada for feito para parar este fenómeno, corremos o risco de perder a Reserva Ornitológica de Mindelo num futuro muito próximo.

Desde 2018, o Núcleo da FAPAS de Mindelo, vem constantemente alertando as entidades competentes para a possibilidade, agora realidade, desta catástrofe natural ocorrer. Mas, apesar dos esforços desenvolvidos, não lograram ser bem-sucedidos nas suas diligências.
Assim, fruto da inação dos decisores, deparamo-nos com uma ameaça cujas repercussões podem levar, no limite, ao desaparecimento da primeira área protegida de Portugal.

Os mindelenses, e outros amigos da ROM, não querem ver o este património cultural, histórico e natural, ser espoliado pelas águas do mar. Nesse sentido, temos a obrigação moral de tudo fazer para dificultar o avanço do mar e, com as indicações técnicas que só os especialistas podem dar, impedir que a Reserva seja engolida pelo Oceano Atlântico. Dessa forma, precisamos que todos os meios se solidarizem com o nosso apelo de modo que a causa chegue a quem tem competências decisórias.

A cobertura da comunicação social, neste, como noutros casos, é fundamental. Deste modo, convidamos os meios de comunicação a noticiar o facto. Estamos, inclusive, disponíveis para uma reportagem no local. Aguardamos, assim, que esta causa comum tenha lugar na vossa agenda.

24 – 02 - 2023
Pelo Núcleo do FAPAS "Salvar a ROM",
Vítor Gonçalves
José Tiago de Sousa

partilhar Facebook
1936/Duna_MIndelo_1.jpg
1936/Duna_MIndelo_2.jpg
Banner Publicitário