
O Lions Clube de Vila do Conde (LCVC) comemorou o seu 48º aniversário, no dia 31 de Janeiro, no Hotel Santana em Azurara. A festa foi presidida pelo Governador do Distrito Múltiplo 115 Centro Norte, o DG António Ferreira e pelo Presidente do Clube, CL Dr. Carlos Lopes. A celebração foi orientada pelo sócio, Hélder Pimenta, e contou com a presença de vários Clubes Lions: Bairrada, Barcelos, Esposende, Famalicão, Vila Nova de Gaia, Maia, Póvoa de Varzim, Trofa, Vale de Cambra e Vagos. Participaram também a Presidente do Conselho Nacional de Governadores CC Lucinda Fonseca, a vereadora do Turismo da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Susana Ribeiro; Ilídio Gomes em representação do Rotary de Vila do Conde, e as instituições a quem o LCVC vem servindo através de doações e parcerias de acção: O MADI, representado pela Dr.ª Elisa Ferraz; a SANCRIS, representada pelo Eng.º. Nelson Hilário; e a comunidade Abraçar a Esperança representada pela Dr.ª Anabela Sá.
Os discursos foram dominados pela necessidade de intervenção rápida em favor das vítimas das tempestades que atravessam Portugal. A vereadora Susana Ribeiro enalteceu o trabalho que o LCVC desenvolve no domínio social, cultural e de apoio aos mais necessitados. O Dr. Ilídio Gomes felicitou o Lions e mostrou disponibilidade para participação em actividades comuns. Testemunhos de gratidão pela ajuda recebida e disponibilidade nunca regateada foram confirmados e enaltecidos pelos representantes do MADI, da SANCRIS e da Comunidade Abraçar a Esperança. Em nome dos Clubes LION presentes falou o CL Dr. Miguel Matos, Presidente do LC da Póvoa de Varzim, que enalteceu a amizade, a colaboração, a entre-ajuda e a união entre os dois clubes e entre os clubes da Divisão a que ambos pertencem.
O Dr. Maia Gomes, membro fundador do LCVC e actual Presidente da Fundação LIONS de Portugal, centrou a sua intervenção na disponibilidade da Fundação para financiar projectos dos Clubes e, em face da catástrofe climática que se abateu sobre a zona centro do país, anunciou apoio financeiro a ser veiculado pelos Governadores de Distrito e pela Presidente do CNG.
O Presidente do LCVC, Dr. Carlos Lopes, na sua intervenção, salientou que as mudanças que ocorrem em todo o mundo nas áreas sociais, do clima, do trabalho e do acesso a novas tecnologias, geram novos carenciados e novas necessidades. Onde há uma necessidade está um LION, O LCVC anunciou um donativo financeiro para as vítimas da tempestade que se abateu sobre Portugal, a ser concretizado através da Fundação Lions de Portugal e do Governador do Distrito. Falou ainda do muito que este ano já foi feito: participação activa no Cartaz da Paz; luta contra o Cancro através do Magusto em favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro na Quinta do Alferes em Fajozes; luta contra a fome através da participação activa de todos os seus membros no Banco Alimentar; doações a instituições de serviço do Concelho: Santa Casa da Misericórdia; MADI, SANCRIS, Abraçar a Esperança. No final da sua intervenção o Dr. Carlos Lopes referiu dificuldades na renovação do Clube que está aberto a todas as pessoas de boa vontade que queiram fazer voluntariado nesta que é a maior instituição de voluntariado mundo.
O Governador do Distrito Múltiplo DG António Ferreira manifestou prazer por estar presente e presidir a uma festa tão animada pelos princípios do código lionistico; congratulou-se pela actividade do Clube testemunhada pelas instituições representativas da comunidade; e distribuiu galardões e PINS pelos membros do Clube.
A festa terminou com todos os presentes a cantar os parabéns e com o partir do bolo de aniversário pelos Governador do Distrito Múltiplo e Presidente do Clube.
Fotos: Lions VC