Voz da Póvoa
 
...

Lembrar o Centenário do Nascimento de Albino Aroso

Lembrar o Centenário do Nascimento de Albino Aroso

Vila do Conde | 18 Fevereiro 2023

 

A Câmara Municipal de Vila do Conde e a União de Freguesias de Malta e Canidelo promovem no no dia 22 de Fevereiro as comemorações do dos 100 anos do nascimento do Dr. Albino Aroso.

Em 22 de Fevereiro de 1923 nascia em Canidelo, Albino Aroso Ramos. Este vilacondense foi um médico e político português, reconhecido por muitos como o "pai do planeamento familiar" em Portugal. Secretário de Estado por duas vezes, foi responsável pela produção da principal legislação que contribuiu para reduzir drasticamente os índices de mortalidade materno-infantil, em Portugal. Em 1967 foi um dos fundadores da Associação Portuguesa para o Planeamento Familiar. Entre outros cargos, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Obstetrícia e Ginecologia. Em quaisquer funções, foi sempre o médico defensor da dignidade humana, sensível aos dramas sociais. Morreu no Porto, a 26 de dezembro de 2013.

O programa desta evocação:

- Dia 22 de fevereiro – quarta-feira

       
10h30 – Eucaristia – Igreja Paroquial de Canidelo;
11h15 – Romagem ao Cemitério de Canidelo;
11h45 – Descerramento de placa alusiva ao centenário do nascimento na casa onde nasceu, na Rua de Caracoi, em Canidelo.

Este será o primeiro momento do programa de comemoração e homenagem a Albino Aroso, estando outros programados até ao final do ano.

Os canidelenses e vilacondenses estão convidados a participar na homenagem a um Homem que esteve sempre muito à frente do seu tempo, tendo sido também “o primeiro médico ginecologista português a lutar pelos direitos das mulheres em geral e pelo direito à contraceção”.

partilhar Facebook
Banner Publicitário