Realizou-se em Vila do Conde, no dia 29 de Outubro, a cerimónia de inauguração dos primeiros 42 fogos habitacionais do empreendimento de Freiras de Santa Clara e uma Unidade Residencial em Vilar do Pinheiro com capacidade para 23 agregados familiares. Estiveram presentes o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Miguel Pinto Luz; a Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa; o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa; o Presidente do Conselho Directivo do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Benjamim Pereira, e o Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia.
Estes empreendimentos integrados na Estratégia Local de Habitação (ELH) ao abrigo do Programa de Apoio à Habitação - 1º Direito, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), resultam da parceira com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, responsável pelo projecto e representam um passo no sentido de melhorar significativamente as condições de vida dos cidadãos, promovendo a inclusão social.
Para Vítor Costa, “Vila do Conde teve a visão, na sua ELH, de estabelecer parcerias com entidades do terceiro sector para a gestão dos fundos e projectos, e o resultado está hoje à vista de todos”, acrescentando que a selecção das famílias para habitar estes fogos terá por base quem mais precisa.
Recordamos que além dos 42 fogos inaugurados, estão em andamento mais 79 habitações, 36 das quais deverão ficar concluídas no início do próximo ano.
O Edil sublinhou que o seu Executivo realizou “um extenso diagnóstico das carências habitacionais existentes e reformulámos a Estratégia Local de Habitação (ELH), adaptando-a à realidade do concelho e às possibilidades que os fundos comunitários nos davam”. O investimento é superior a 100 milhões de euros e destina-se à construção de mais de 600 novas habitações e reabilitação dos mais de 800 fogos do parque habitacional do município. O objectivo passa por proporcionar o acesso a habitação digna e de qualidade a mais de 1600 famílias do concelho.
O Ministro das Infraestruturas e Habitação felicitou o Município e os parceiros, Santa Casa da Misericórdia e o Centro Social Padre Porfírio Alves, pela iniciativa e ambição, considerando que “os vilacondenses podem estar confiantes no trabalho do seu autarca, que coloca os interesses dos vilacondenses à frente de qualquer outro”.
Quanto aos financiamentos, Miguel Pinto Luz afirmou que “estamos todos, Estado central, autarquias, terceiro sector e todos os parceiros empenhados em entregar casas aos portugueses, a unidade básica da vida digna”.
Por sua vez, o responsável pela execução dos dois empreendimentos inaugurados, Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia, deixou bem claro o esforço que a instituição está a colocar na concretização destes projectos: “Quando aceitou o convite da Câmara Municipal, a instituição deu início aos procedimentos necessários: a aquisição de terrenos, a elaboração de projectos, o lançamento do concurso e o acompanhamento da obra cuja conclusão estava prevista para Março de 2025 que conseguimos antecipar”.
Entre construção nova e reabilitação do parque habitacional, decorrem neste momento um conjunto de intervenções em mais de uma centena de fogos e muitas outras prontas a avançar, estas últimas esperam ainda pela aprovação do financiamento.
Fotos: CMVC