O Centro de Estudos Anterianos apresenta em Exposição as ilustrações, estudos e peças desenvolvidas por Ana Ruepp para o livro “As Fadas, de Antero de Quental”, publicado pela Tinta da China em 2017, com introdução de Ana Maria Almeida Martins e leituras de João Grosso.
Antero de Quental escreveu este poema para o seu livro “Tesouro Poético da Infância”, publicado em 1883, durante a estadia do escritor em Vila do Conde, antologia que inclui grandes poetas portugueses, como Garrett, Alexandre Herculano e João de Deus, e alguns brasileiros como Machado de Assis. Um ano depois de adoptar as duas filhas do seu grande amigo de Coimbra, Germano Meireles, que morrera pouco tempo antes, Antero começou a coligir e ordenar este livro, tentando colmatar a pobreza da poesia nacional para a infância que constatara neste processo.
A mostra que se traz à Casa Antero de Quental é a leitura de Ana Ruepp sobre o único poema que Antero dedicou às crianças. A exposição “As Fadas, de Antero de Quental – ilustrações de Ana Ruepp” inaugura a 2 de novembro, pelas 15 horas, com a presença da ilustradora.