Voz da Póvoa
 
...

Implantação da República Celebrada em Vila do Conde

Implantação da República Celebrada em Vila do Conde

Vila do Conde | 6 Outubro 2022

 

Vila do Conde voltou a homenagear as pessoas que a 5 de Outubro de 1910 contribuíram para pôr fim à monarquia e inaugurar a República em Portugal.

A cerimónia oficial comemorativa dos 112 anos da Implantação da República realizou-se na Praça Vasco da Gama, com a actuação da fanfarra e a revista ao Corpo Activo de Bombeiros Voluntários de Vila do Conde. Em sequência foi hasteada a Bandeira Nacional em frente aos Paços do Concelho, pelo Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa.

A cerimónia continuou no Salão Nobre onde o Edil destacou a importância histórica da data que assinala “a transição política para o caminho da democracia”, deixando a garantia que, a Câmara Municipal continuará a celebrá-la, “dando mais um contributo para a sua consolidação”. Vítor Costa, lembrou ainda que “hoje enfrentamos o desafio de continuar a cumprir o 5 de Outubro e o 25 de Abril. É o desafio da democracia, é também o desafio de encontrar soluções para os problemas que se colocam à humanidade em geral, e no nosso Concelho em particular”.

Intervieram ainda a Presidente da Assembleia Municipal, Ana Luísa Beirão, e os alunos do quadro de excelência 21/22 do ensino secundário das escolas de Vila do Conde, Beatriz Silva, João Pedro Silva e Maria Angélica Vilas Boas, convidadas a participar nas cerimónias da Implantação da República.

Seguiu-se uma romagem de saudade ao cemitério do Monte do Mosteiro, onde foi depositada pelo Presidente da Câmara uma coroa de flores em memória de todos os Republicanos já falecidos.

partilhar Facebook
Banner Publicitário