O Teatro Municipal de Vila do Conde recebe, entre os dias 7 e 9 de Novembro, a II Bienal de Direito de Vila do Conde, dedicada ao tema Novos Rumos da Responsabilidade Civil. Ao longo de três dias, centenas de agentes da justiça, entre Magistrados, Advogados ou Professores, vão partilhar temas de grande pertinência para a Justiça em Portugal.
A sessão de abertura, contou com o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa; o Presidente do Tribunal da Relação do Porto, Juiz Desembargador José Igreja Matos; o Presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, Jorge Barros Mendes, e a Presidente da Delegação de Vila do Conde da Ordem dos Advogados, Manuela Cerqueira.
Vítor Costa elogiou o trabalho louvável da Delegação de Vila do Conde da Ordem dos Advogados na organização do evento e recordou que “a Justiça é um pilar fundamental do Estado de Direito e da Democracia e que a reflexão, partilha e debate sobre a justiça reveste-se de uma especial relevância.” Para o Edil a Câmara Municipal “defende e defenderá as melhores condições para o seu exercício e estará sempre disponível para colaborar em tudo quanto nos for solicitado. Sem hesitações”.
Por sua vez, o Juiz Desembargador José Igreja Matos mostrou-se entusiasmado com a iniciativa e destacou a dimensão transversal do evento, que junta Magistrados, Advogados, Professores e outros profissionais em torno de um propósito comum.
Também, Jorge Barros Mendes, atribuiu especial relevância à escolha do tema que domina todo o programa e assinalou com particular agrado “a ligação existente entre o Município e a Delegação local da Ordem”, que definiu como “essencial para o trabalho destes profissionais”.
Na sua segunda edição, a Bienal de Direito de Vila do Conde, organizada pela Delegação de Vila do Conde da Ordem dos Advogados, com o apoio da Câmara Municipal pretende, nesta II Bienal de Direito de Vila do Conde, transformar-se numa referência no panorama jurídico nacional, ao promover a partilha de conhecimento, um novo olhar, de carácter multidisciplinar, unindo as várias profissões do foro, a academia e outros saberes relacionados com o direito e a experiência dos ilustres convidados.
Fotos: CMVC