Voz da Póvoa
 
...

Hastear da Bandeira Azul Qualidade Ouro e Praia Acessível

Hastear da Bandeira Azul Qualidade Ouro e Praia Acessível

Vila do Conde | 5 Julho 2021

A Praia do Turismo (Frente Urbana Norte) e Praia de Vila Chã, receberam no dia 2 de Julho, as Cerimónias de Hastear das bandeiras relativas aos Programas Bandeira Azul, Qualidade Ouro e Praia Acessível, fruto de um trabalho desenvolvido pela autarquia de Vila do Conde, em articulação com a APA, DOCAPESCA, Autoridade Marítima (Capitania), Concessionários e Escolas de Surf.

A iniciativa como habitualmente contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal, Elisa Ferraz, do Vereador do Ambiente, Paulo Carvalho, do Capitão do Porto de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, Comandante Bruno Ferreira Teles, e da concessionária do Praia do Turismo, Maria de Fátima Monteiro. Em Vila Chã, associaram-se a este momento, José Fernando Oliveira Ramos, em representação da Junta de Freguesia, e Albina Conde, concessionária da Praia de Vila Chã.

As praias da Frente Urbana Norte, da Frente Urbana Sul e das freguesias de Árvore, Mindelo, Vila Chã e Labruge voltaram a ser distinguidas com o galardão de Bandeira Azul.
 
A este galardão juntou-se a distinção de “Qualidade de Ouro” nas praias da Frente Urbana Sul, de Mindelo, de Vila Chã e de S. Paio/Moreiró, praias, segundo as análises, com qualidade de água balnear excelente nas últimas cinco épocas balneares.

A praia da Senhora da Guia, de S. Paio/Moreiró e de Labruge, receberam o galardão de Praia Acessível.
 
Destaque ainda para a Área Balnear de Vila Chã que foi considerada, pela Associação ZERO, Praias Zero Poluição. Esta classificação, efectuada com base nos dados oficiais da Agência Portuguesa do Ambiente, identifica as praias que, nas últimas três épocas balneares (2018, 2019 e 2020), tiveram sempre classificação Excelente.

No âmbito das actividades de educação ambiental do Programa da Bandeira Azul, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde, que funciona como Centro Azul, irá promover diversas ações de sensibilização subordinadas ao tema “Recuperação de Ecossistemas“.

partilhar Facebook
Banner Publicitário