Voz da Póvoa
 
...

Habitação Social em Vila do Conde Já tem Acordo Assinado

Habitação Social em Vila do Conde Já tem Acordo Assinado

Vila do Conde | 19 Novembro 2021

O Centro Municipal da Juventude recebeu no dia 17 de Novembro, a Cerimónia de celebração do Acordo de Colaboração no âmbito do Programa “1.º Direito” entre o Município de Vila do Conde e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) - na presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves - em que se prevê investimentos na habitação social a custos controlados.

Segundo nota da autarquia vilacondense, “a celebração deste acordo marcou o início de um projecto de construção alargado de habitações para agregados familiares desfavorecidos no âmbito do programa “1.º direito”, envolvendo, de forma inovadora, o terceiro sector através de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde”. o acordo prevê um investimento de 20 milhões na construção de 122 soluções habitacionais, e a requalificação de habitações no Parque Habitacional Municipal, em estado de degradação avançado.

Na sua intervenção, Vítor Costa, Presidente da Câmara considerou que “o momento marca a retoma na normalização das relações institucionais entre o Município e o Governo, interrompida há largos anos, e proporciona a integração de uma grande instituição de âmbito social como a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde”.

No entanto, considera que “o acordo de colaboração firmado hoje é ainda insuficiente para corresponder às carências habitacionais do concelho e, por isso, vamos trabalhar num aditamento que permita alargar significativamente o número de habitações a construir no município”.

Já Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e Habitação, acrescentou “a habitação é um dos maiores desafios que o país apresenta actualmente”, não deixando de elogiar “o trabalho que o executivo municipal está a desenvolver para fazer face às necessidades das famílias mais carenciadas, mas também das famílias da classe média”. O Ministro destacou ainda “o importante contributo da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde neste esforço colectivo em prol deste grande desígnio que é a habitação”.

No final da sessão, a Secretária de Estado da Habitação, acompanhada pelo Presidente da Câmara e pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia, Rui Maia, visitou o terreno, propriedade da Misericórdia, onde será erguida a primeira construção.

partilhar Facebook
Banner Publicitário