Voz da Póvoa
 
...

Grinaldas nas Varandas Recordam os Tapetes de Flores

Grinaldas nas Varandas Recordam os Tapetes de Flores

Vila do Conde | 2 Junho 2021

Pelo segundo ano consecutivo a tradição foi adiada, mas há sempre uma forma de a recordar. Em Vila do Conde, a pandemia volta a impedir a elaboração de tapetes de flores na festa do Corpo de Deus, mas o Município em articulação com a Comissão de Coordenadores de Rua, programou um conjunto de eventos e acções que evocam esta manifestação de Arte efémera, mas também a história de uma tradição.

No dia de Cordo de Deus, que este ano se celebra a 3 de Junho, serão realizadas várias acções, entre as quais, a decoração com coroas e grinaldas de flores naturais, as varandas dos edifícios por onde tradicionalmente passa a procissão.

Em complemento ‘Revisitar os Tapetes de Flores’ trazem consigo uma exposição de 16 painéis com imagens do Arquivo Municipal que serão exibidos nas ruas por onde passa e por onde passou a procissão. Também na Praça da República «Vila do Conde em Pietra Ligure 2019», é uma segunda exposição que pretende promover a internacionalização dos tapetes de flores de Vila do Conde.

A autarquia programou ainda a exibição do documentário Tapetes de Flores: “Testemunhos do tempo, com entrevistas às pessoas mais idosas que realizam os tapetes em cada rua e também às mais jovens, auscultando a sua experiência, motivação e memórias. Será exibido em duas sessões no Teatro Municipal, com entrada livre.

partilhar Facebook
747/de_tapeteflores.jpg
747/Vila_do_Conde.JPG
Banner Publicitário