Voz da Póvoa
 
...

Futuro com Ecovias em Rios, Ribeiras e Ribeirinhos de Vila do Conde

Futuro com Ecovias em Rios, Ribeiras e Ribeirinhos de Vila do Conde

Vila do Conde | 30 Julho 2022

 

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino, visitou no dia 27 de Julho, as obras na marginal de Vila do Conde e Árvore, onde estão a ser repostas as condições de segurança destas "Frentes de Água" estratégicas para o desenvolvimento da cidade e do concelho.

João Paulo Catarino e Vítor Costa, presidente da Câmara, abordaram também a construção da ecovia do rio Ave, que ligará a cidade de Vila do Conde até à Trofa, revelou a edilidade no comunicado do encontro entre os dois políticos. O desenho desta ecovia, segundo a autarquia irá oferecer aos seus utilizadores “condições ao passeio recreativo de contacto com a natureza e de fruição da paisagem, através da criação de pontos estratégicos que permitam a paragem e contacto com as povoações”, onde se destaca a zona da “Espinheira e Carvalheira, dado o amplo espaço de recreio e de contacto com a natureza, bem como a promoção de desportos náuticos”.

O vale do Rio Onda foi também tema de conversa e “será valorizado com a criação de uma ecovia capaz de conectar os concelhos de Vila do Conde, Maia e Matosinhos, facilitando a ligação ao metro em Modivas sul”, refere o comunicado onde se pode ler também que “os ecossistemas ribeirinhos, rios e ribeiras, apresentam um enorme potencial para qualificação ambiental do território e para a mobilidade suave. O sistema fluvial que se estende de nascente a poente por trajectos longos e pouco acidentados, constitui uma grande oportunidade para a concretização de uma rede dedicada à mobilidade sustentável”.
 
Os múltiplos "caminhos da água" existentes no concelho, poderão no futuro ser mapeados nas margens por ecovias reservadas a deslocações não motorizadas capazes de estabelecer a conexão física entre territórios.

partilhar Facebook
Banner Publicitário