O Centro de Estudos Regianos (CER) realizou no dia 29 de Novembro, uma celebração do Natal de José Régio. Mais uma vez se reuniram os amigos regianos para uma sessão-convívio onde foi recordada a poesia e a ficção sob o tema do Natal. Foi ainda reconstruído o presépio com as peças de infância do Poeta e recordadas passagens da sua Confissão dum Homem Religioso.
Régio partiu na madrugada de 22 de Dezembro de 1969, dois meses depois de ter sofrido um enfarte de miocárdio. O tempo que mediou a crise e a sua partida constituiu “a sua luta com o Anjo”, como caminhada expiatória até à libertação do seu espírito. Ainda pediu as peças para montar o presépio, como lhe era habitual, mas já não teve condições para o fazer. Nesta data, fizemo-lo por ele.
Porém, um outro grande nome da Cultura Portuguesa e grande amigo de Régio nos deixou no ano que em breve termina: Eugénio Lisboa. Por isso, cumpriu evocar também o seu nome nesta celebração conjunta.
Os desenhos que Régio lhe foi oferecendo ao longo da vida e com os quais selava a amizade entre ambos, foram deixados nas mãos protetoras do Centro de Estudos Regianos para que perdurem na memória de todos. Nesta sessão-convívio, foram dados a conhecer aos presentes e alvo de análise pela Professora Doutora Isabel Ponce de Leão, vice-presidente do CER.
Fotos: Rui Sousa