Voz da Póvoa

...

Esquadra da PSP em Vila do Conde Motiva Comunicado da NAU

Vila do Conde | 6 Outubro 2022

Passamos a divulgar na íntegra o comunicado:

Com uma total falta de respeito pelos Vila-condenses e pela legitimidade da democracia, sempre manipulando e desviando, de acordo com os seus intuitos, qualquer pedido de esclarecimento da oposição, foi anunciado, pelo Presidente da Câmara, que a instalação da Esquadra da PSP se devia a trabalho do atual executivo, denegrindo como é seu hábito, a ação do executivo da NAU que liderou e impulsionou todo o processo que visou a instalação da esquadra da PSP em Vila do Conde.

No dia 16 de julho de 2019, na presença da Presidente de Câmara, Dra. Elisa Ferraz, do Sr. Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, da Sra. Secretária de Estado, Drª Isabel Oneto, do Sr. Comandante da PSP e do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Lúcio Ferreira, no Salão Nobre da Câmara Municipal assina-se formalmente o contrato interadministrativo que abre oficialmente o caminho para a instalação da Esquadra. No local, as autoridades simbolicamente assinalam o que iria ser o lançamento da 1ª pedra pois, neste momento, já existia um projeto que foi exaustivamente articulado com os serviços competentes da PSP, dada a especificidade do mesmo (conforme fotos).

Em 6 de agosto de 2019 foi publicado em Diário da República a Portaria da Autorização para a Secretária-geral da Administração Interna assumir os encargos orçamentais relativos à Empreitada de obras públicas para a construção de imóvel para a instalação da Divisão Policial de Vila do Conde da Polícia de Segurança Pública, para os anos de 2020 a 2021 no valor de 2.655.000€. Mais tarde, em 16 de dezembro de 2020, novamente através de Portaria, foi publicado o reforço de verba para a construção da Esquadra, atingindo-se assim os 3.020.000€ (conforme fotos).

Estavam assim reunidas as condições para o lançamento do concurso, mas, a proximidade das eleições levou o Governo Central a retardar todos os procedimentos em curso, como aconteceu neste, e com outras grandes obras na mesma situação, como exemplo: a intervenção na frente de Mar na Cidade e a reconstrução do muro de Árvore.

Este terreno, onde se vai instalar a Esquadra da PSP, foi cedido ao domínio público no âmbito de um processo de obras particulares, e não comprado, como afirmou erradamente o atual Presidente da Câmara na passada Assembleia Municipal realizada há dias.

A confirmar-se a construção da nova Esquadra da PSP, todo o trabalho foi desenvolvido pelo anterior Executivo da NAU.

Mostra-se claro que o atual Presidente da Câmara mentiu descaradamente aos Vila-Condenses.

Má preparação política?

Manipulação dos menos esclarecidos?

Ou vontade feroz de denegrir o trabalho do movimento NAU?

1715/Elisa-ferraz-00001.jpg
1715/Elisa-ferraz-00002.jpg