Voz da Póvoa
 
...

Elisa Ferraz Reuniu com PSD de Vila do Conde com o Orçamento no Horizonte

Elisa Ferraz Reuniu com PSD de Vila do Conde com o Orçamento no Horizonte

Vila do Conde | 26 Outubro 2020

Em comunicado a Câmara Municipal de Vila do Conde informa que Reuniu com a Comissão Politica do PSD, para discutir o próximo orçamento Municipal, fazendo chegar às redacções a seguinte comunicação.

 O Orçamento Municipal é um documento rigoroso e abrangente, cuja preparação exige a máxima atenção e precisão por parte do Executivo Municipal, traduzindo-se num trabalho levado a cabo ao longo de várias semanas.

Neste sentido, tal como a lei implica, a Câmara Municipal elabora este importante documento e disponibiliza-o a todos os Vereadores eleitos, em tempo de o mesmo constar na ordem de trabalhos da próxima reunião de Câmara, que terá lugar no dia 29 do corrente mês, e posteriormente ser remetido ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal.

A Câmara Municipal tomou conhecimento da vontade da Comissão Política do PSD de Vila do Conde de contribuir para a elaboração do referido documento através dos órgãos de comunicação social no passado dia 21 de outubro, já que esta Comissão optou primeiro por comunicar publicamente as medidas a propor e só depois solicitar, ainda que no mesmo dia, a realização de uma reunião com a Câmara Municipal. Essa reunião, agendada com carácter urgente, teve lugar hoje, pelas 17h, na Câmara Municipal. No entanto, ainda que tivesse tido lugar no passado dia 21, seria impossível verter qualquer efeito no documento em causa, dada a complexidade da elaboração do mesmo.

Ora se por um lado, se verifica o desajuste de contributos relativamente ao tempo e à exigência da elaboração do Orçamento Municipal, por outro constata-se o desconhecimento do trabalho que tem vindo, ao longo dos últimos anos, a ser desenvolvido pela Câmara Municipal.
Assim, relativamente à Pandemia, desde a primeira hora que a Câmara Municipal se dedicou a encontrar caminhos que protejam e salvaguardem os Munícipes. Podemos referir o aumento significativo de verbas atribuídas às Juntas de Freguesia ou às Instituições e Associações de âmbito Social do nosso Concelho. Com o Orçamento Municipal do próximo ano não será diferente, pelo que a sua elaboração, tal como não poderia deixar de ser, não se distanciou desta realidade e das preocupações que a mesma acarreta para a Câmara, empresas e cidadãos de Vila do Conde.

Desde que o Executivo Nau foi eleito que, ano após ano, se verifica um investimento nas nossas freguesias muito superior ao proposto pela Comissão Política do PSD de Vila do Conde, realizando se inclusivamente, tal como no mandato anterior, reuniões individuais com cada uma das Juntas de Freguesia para que seja possível identificar e corresponder aos projetos que melhor servem as populações.

Por último, reforça-se que a definição da programação do investimento financeiro municipal cumpre de forma meticulosa o ajuste do investimento ao tempo da sua execução.
O orçamento municipal do próximo ano continuará a traduzir aquilo que tem vindo a ser prática deste executivo: incremento dos apoios financeiros às Juntas de Freguesia, incremento dos apoios financeiros ao Movimento Associativo, forte crescimento do Investimento Municipal, contínua redução da taxa de IMI, contínua redução da dívida municipal.

Pela sua importância e complexidade, a elaboração do Orçamento Municipal para o próximo ano, acolheria todos os contributos que como tal fossem úteis, desde que possíveis de executar na prática e na forma do mesmo, não fazendo nunca depender a sua aceitação da obrigatoriedade de qualquer contrapartida, nomeadamente a sua aprovação, mas sempre pugnando pela defesa do que melhor serve Vila do Conde e os Vilacondenses.

 

partilhar Facebook
Banner Publicitário