Na Sessão Ordinária da Assembleia Municipal de Vila do Conde, no dia 29 de Abril, ouviram-se e foram gravadas na transmissão online as polémicas palavras de Ana Luísa Beirão, presidente da mesa da assembleia municipal, “Ai que vontade de lhe partir o focinho”, dirigidas ao membro da Assembleia Municipal, Sérgio Gomes, do Chega, no final da sua intervenção. A oposição quase em uníssono pede, agora, a sua demissão.
Em reacção ao sucedido, o Grupo Municipal dos eleitos do PS com assento na Assembleia Municipal de Vila do Conde reagiu em Comunicado que passamos a publicar na íntegra:
1. O Grupo dos eleitos do PS na Assembleia Municipal reuniu, no dia 3 de maio, os seus membros, incluindo a atual Presidente da Mesa da Assembleia Municipal que, recordamos, foi eleita pelos deputados municipais para as atuais funções.
2. O Grupo dos eleitos do PS na Assembleia Municipal ouviu a versão da Presidente da Mesa sobre a frase publicamente conhecida e proferida na última reunião da Assembleia Municipal.
3. Este Grupo Municipal não acompanha tal semântica. Aliás, em coerência com o passado, onde momentos e atitudes foram tidos por outros Deputados e membros participantes na Assembleia Municipal, e que mereceram a desaprovação dos deputados eleitos em nome do Partido Socialista.
4. O Grupo Municipal do PS não troca princípios por lugares, pois entende que os seus eleitos o foram para defesa de valores éticos e políticos que estão acima de desígnios pessoais.
5. O Grupo Municipal do PS reconhece e agradece o trabalho atual Presidente da Mesa da Assembleia Municipal.
6. No entanto, em coerência com outras situações, e tendo sido este Grupo de eleitos do PS a propor a atual Presidente da Mesa da Assembleia Municipal e não havendo da sua parte qualquer abertura para um pedido de desculpas ou uma qualquer manifestação pública de retratamento pela atitude e palavras proferidas no exercício dessas funções, está este Grupo de eleitos do PS obrigado a tornar público que deixaram de existir condições futuras para a sua continuidade de funções, pelo que não pode manter a sua confiança para o exercício do seu mandato de Presidente da Mesa da Assembleia Municipal.
Vila do Conde, 3 de maio de 2024
O Grupo do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Vila do Conde
Foto: CMVC